O Brasil tornou-se República em 1889, e foi neste contexto que surgiu a Bandeira do nosso país, exatamente no dia 19 de novembro.
Cada item da Bandeira nacional possui um significado importante para a história da nação, apesar de que a configuração deste importante símbolo sofreu algumas modificações no decorrer do tempo.
O lema nacional positivista estampa o coração da Bandeira com os dizeres “Ordem e Progresso”, inspirado na frase de Auguste Comte.
O verde, azul, amarelo e branco compõe a aquarela, trazendo importantes informações.
A herança da cultura portuguesa na composição do símbolo foi inegável. O verde era a cor utilizada pelos primeiros povos que habitaram a região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros.
Já o amarelo fazia parte do brasão de armas de Portugal. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo da dinastia que a esposa do imperador era membro.
O azul e o branco são as cores que remontam condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado foram escolhidas pelo D. Henrique da Borgonha.
Há também quem interprete as cores de maneira mais poética, acreditando que elas fazem referência às riquezas do nosso país: verde das matas e florestas, amarelo do ouro, azul do céu.
A Bandeira é um símbolo que deve ser respeitado por todos os brasileiros, pois é ela que representa o amor à pátria e visa o reconhecimento de uma nação na busca de independência, direitos e valorização das instituições do país.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!