O Hino Nacional foi cantado pela primeira vez em 13 de abril de 1831, durante a festa de despedida de Dom Pedro I, e atualmente integra a lista dos importantes símbolos nacionais.
É muito importante destacar que a canção menciona os fatos cruciais da história do país, simbolizando lutas passadas e contribuindo para a construção da identidade do povo brasileiro.
Essa nação, gigante pela própria natureza, sempre conseguirá reforçar seu patriotismo quando ouvir as notas de um hino que entoa, a cada estrofe, libertação e força.
Cantar e respeitar o Hino Nacional Brasileiro é orgulhar-se da nossa história, das nossas marcas e da trajetória que delineou as principais características do Brasil, sob o aspecto político e cultural.
Desse modo, podemos dizer que o Hino tem como objetivos representar o país e também ser porta-voz do Brasil para as outras nações.
Hoje, sabemos que se conseguimos conquistar com braços fortes é porque dos filhos deste solo, nossa pátria é uma mãe gentil.
É fundamental compreender o contexto pelo qual surgiu o Hino que hoje é conhecido por todos nós e cantado em escolas, solenidades e momentos importantes.
Respeitar e aprender mais sobre essa canção e suas simbologias é reforçar o sentimento que temos por nossa Pátria amada, Brasil!
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!