Na última sexta-feira (02), policiais militares do Batalhão de ROTAM prenderam um suspeito de estelionato, que praticava golpes utilizando a nova ferramenta disponibilizada por instituições financeiras: o PIX.
O PIX é o jeito mais rápido de pagar contas e receber ou transferir dinheiro para todos os bancos. A vantagem está na facilidade, pois a ferramenta funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde o dinheiro é transferido em poucos segundos, sem limite de valor.
O suspeito de estelionatário praticava o golpe do PIX falso em lojas de pneus na capital goiana.
Os mais recentes golpes de PIX usam a técnica de “phishing”, que visa roubar os dados dos usuários criando falsas mensagens de instituições financeiras.
A clonagem de aplicativos de comunicação também podem acontecer através da ferramenta.
Além disso existem fraudes que começam com fake news, delatando um erro no PIX permite que o usuário receba de volta um prêmio em dinheiro quando transfere valores para determinadas chaves.
Estejam atentos!
A Polícia Militar seguirá firme no combate aos crimes que envolvam as ferramentas tecnológicas e modernas de instituições financeiras, visando acabar com as associações especializadas neste tipo de golpe.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!