1. Início
  2.  | Rotam

Tropas Especializadas da PMGO

Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana – ROTAM

No ano de 1981, devido às necessidades que a época exigia, foi anunciada na Unidade do 1º Batalhão da Policia Militar, mais precisamente na Companhia de Policiamento de Choque – CPCHOQUE, a criação das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana – ROTAM.
Fundou-se então o 1º Pelotão desta especializada, tendo sua origem no espaço reservado da 2º Seção do Estado Maior Geral – PM/2, situado no Quartel da Ajudância Geral – QAG, sendo designado como primeiro Comandante o então 1º Tenente QOPM Antônio Marmo.

Em meados de 1985 o Comandante Geral da Policia Militar determina que Policiais Militares pertencentes ao pelotão de ROTAM realizassem uma visita técnica à cidade de São Paulo – SP, mais precisamente no Batalhão das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA.

Sendo implantado desta forma, a nomenclatura “ROTAM Comando”, a qual seria a caracterização do oficial comandante do serviço operacional ostensivo do pelotão de ROTAM.

Em 1989 a Companhia de Choque do 1º Batalhão consegue sua independência, passando a ser denominada de Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, sendo a ROTAM o primeiro pelotão desta recém criada OPM.

Posteriormente, no ano de 1991, a CIOE é transformada em Batalhão de Choque e o 1º Pelotão de ROTAM passa a ser a 1ª Companhia de ROTAM.

Em 1996, O Coronel QOPM LUIZ CARLOS BUCAR RÊGO, Comandante do BPMCHOQUE, enviou Oficiais e Praças de
ROTAM ao 1º.BPChoque-ROTA e 3º.BPChoque-HUMAITÁ da PMESP a
fim de buscarem conhecimentos e subsídios doutrinários daquelas tropas de
elite; sendo, que a partir de 1997 esta Doutrina foi posta em prática na
PMGO, através dos Estágios Doutrinários.

Em 06/06/2002, é aprovada e publicada pelo Comandante Geral da PMGO, Coronel QOPM DIVINO EFIGÊNIO DE ALMEIDA –
PATRONO DE ROTAM, a Portaria nº 404 PM 033-PM/1, ativando a 1º Companhia de ROTAM do BPMCHOQUE, como Unidade Independente, possibilitando que a Doutrina de ROTAM, através do RID_ Regimento Interno & Doutrinário (Portaria nº 531-041/02-PM/1), permeasse a organização operacional e administrativa da OPM ROTAM.

Ainda em 2002, iniciou-se a especialização do PM de ROTAM via Curso Operacional de ROTAM – COR, que substituiu o antigo
Estágio Doutrinário. 06 de junho é data comemorativa de aniversário de ROTAM.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content