Projetos Sociais 

Programa Polícia Militar Mirim- PPMM

A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), consciente de sua responsabilidade social e em consonância com a legislação de proteção à criança e adolescente cria através da portaria nº 005560 de 22 de setembro de 2014 o Programa Polícia Militar Mirim (PPMM). É um Programa de caráter educativo e preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, destinado às crianças e adolescentes de 09 (nove) a 14 (quatorze) anos de idade, devidamente matriculados na rede de ensino e possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação dos nossos jovens, seguindo assim, a mesma tendência de projetos governamentais os quais buscam complementar a formação tradicional (escolar) com atividades de conscientização ambiental, socioculturais, reforço escolar, além de práticas esportivas e sócio recreativas.

O Programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Goiás em vários municípios goianos e na Capital, sob a coordenação e apoio do Centro de Polícia Comunitária-CPCom o qual visa o estabelecimento de ações afirmativas na promoção da segurança pública na valorização da vida, proteção, empoderamento e atendimento social de crianças e adolescentes com vistas à necessidade de adaptação e padronização às novas transformações sociais.

O Programa consiste num trabalho cooperativo entre Polícia, Família e Colaboradores, tem como público alvo crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade promovendo tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.

O Curso é composto por 15 (quinze) disciplinas todas em consonância com o novo padrão nacional de educação, com aulas três vezes por semana e uma visita técnica sócio comunitária à família do Policial Mirim, aplicadas ao longo de 02 (dois) anos, divididos em quatro semestres letivos, com graduações diferentes a cada semestre, conforme o tempo de participação e desenvolvimento dos alunos.
As aulas são ministradas por policiais militares e instrutores civis parceiros do Programa, as turmas são compostas de no máximo 35 alunos por turma, as aulas são desenvolvidas no contraturno escolar do aluno que deve como requisito para inscrição estar matriculado na rede do ensino fundamental. Destaca-se a formatura dos alunos ao final do segundo ano do curso que marca o encerramento da aplicação do curso naquele ciclo.
A iniciativa deste trabalho partiu da preocupação com os diversos problemas que a sociedade, famílias e escola tem enfrentado. A fragmentação social protagonizadas pelas Drogas e violência são os problemas escolhidos para o desenvolvimento deste projeto entre inúmeros outros problemas vivenciados na sociedade.
O Programa Polícia Militar Mirim – PPMM, reúne diversas atividades educacionais em sala de aula, utilizando uma linguagem fácil e adequada ao seu público crianças e adolescentes.
Identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo: autoconhecimento e autogerenciamento; reflexões para tomar decisões responsáveis; compreensão dos outros (alteridade); habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; habilidade de lidar com desafios e responsabilidades. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais produtiva cercados de fatores de proteção sabendo lidar com as situações de risco.
Nossa missão é prepará-los para os desafios que poderão enfrentar, condicioná-los a pensar de forma clara e crítica, conscientizá-los a estarem longe das drogas, de práticas delituosas, promover a inserção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, eliminar fatores de risco e criar fatores de proteção com qualidade e inovação, satisfazendo as famílias, comunidade escolar e sociedade e se tornarem futuros cidadãos de bem e multiplicadores da cultura da paz e da construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Atualmente o Programa Polícia Militar Mirim está presente em onze Comandos Regionais, dezoito unidades policiais militares no Estado desenvolvem o Programa, ao todo vinte e cinco municípios goianos já foram atendidos desde a implantação do Programa. Temos como metas qualitativas: a redução da vulnerabilidade; desenvolvimento de consciência participativa; fortalecimento do exercício de cidadania.
PARCERIAS

Públicas
O Programa é implantado e desenvolvido mediante a celebração de convênios com o poder público municipal (Prefeituras Interessadas) e suas secretarias, o poder judiciário e o conselho tutelar podem propiciar recursos, subvenções sociais, auxílios, contribuições, convênio.
Privadas
A sociedade civil organizada, a indústria o comercio as organizações não-governamentais podem propiciar recursos, subvenções sociais, auxílios, doações, contribuições e firmar convênio.
Uma vez celebrado o convênio com o setor público/privado, será executada a aquisição dos Uniformes dos alunos; Sala de aula; Alimentação e outros recursos necessários para o desenvolvimento do Programa e acompanhamento do aluno e sua família.
O Programa Polícia Militar Mirim apresenta-se como um apoio e alternativa de integração social às crianças e adolescentes goianos, tornando-os multiplicadores da ideia de segurança e convivência social, afastando-os dos meios violentos da sociedade e do convívio com as drogas, a violência, práticas delituosas e atos infracionais. Desta forma, destaca-se como programa social voltado para o fortalecimento da cidadania e civismo de nossas crianças e adolescentes, dando-lhes a oportunidade de visão crítica e consciente da sociedade, além de voz ativa em seu meio, bem como a integração da corporação com a comunidade em geral, quebrando paradigmas e aproximando a sociedade organizada com a Polícia Militar sedimentando a filosofia de polícia comunitária.
Preparando Hoje o Cidadão do Amanhã

Redes Sociais Oficiais

Skip to content