Polícias pelo mundo – Capítulo 7: A polícia da Itália
Polícias pelo mundo - Capítulo 7: A polícia da Itália

A famosa Polizia di Stato (PdS) é uma força de segurança pública atuante na Itália. Diretamente ligada ao Departamento de Segurança Pública, a PdS nasceu em 1852, com o principal objetivo de atuar preventivamente contra o crime, manter a ordem pública e fazer cumprir o respeito às leis italianas.

A Polizia di Stato ou Polícia do Estado tem sua sede localizada em Roma, e é uma corporação chefiada pelo Capo della Polizia, ou Chefe de Polícia, em português. A instituição tem três níveis de atuação, funcionando como uma organização nacional, regional e provincial.

A PdS tem suas características próprias e não se confunde com as outras forças de segurança que existem na Itália, como o Arma dei Carabinieri e a Guardia di Finanza.

A Arma dei Carabinieri é uma força também responsável pela segurança pública, mas com funções bem específicas, tais como, cuidar da defesa da pátria, garantir a defesa da coletividade nacional em caso de calamidades e a repressão da desordem pública. É a polícia responsável pela segurança das representações diplomáticas e consulados italianos no exterior e desenvolve operações militares para as Forças Armadas. Exerce, rotineiramente, a função de polícia judiciária e de segurança pública, dispondo de estruturas operacionais em âmbito nacional.

A Guarda de Finanças, por sua vez, é uma polícia especial, subordinada diretamente ao ministro de Economia e das Finanças, com atribuições mais específicas ainda, como por exemplo, a atuação como polícia econômica e financeira.

A Itália é um país, no geral, seguro. Não tem grandes problemas de violência e as taxas de criminalidade são baixas. Com um grande efetivo, a Polícia do Estado subdivide-se em frentes de atuação especializadas, dentre elas:

  • Polícia Ferroviária: responsável pela segurança nas estações e nos trens. Realiza também a segurança dos passageiros durante as viagens.
  • Polícia Stradale: atua na fiscalização de trânsito, em geral, além de ser proteger e controlar as rodovias.
  • Polícia Postal: cuida das ocorrências envolvendo crimes consumados através da utilização das telecomunicações e tecnologias virtuais. Um exemplo de atuação dessa polícia é a investigação das condutas de “hackers”.
  • Polícia de Fronteira: assegura o cumprimento dos regulamentos que disciplinam a entrada e permanência de estrangeiros na Itália.
  • Polícia do mar: responsável pelas operações marítimas, como o controle da costa, incluindo rios e lagos.
  • Polícia científica: responsável pela coleta de materiais em crimes, visando corroborar um lastro probatório para o processo.

Existem, ainda, várias subdivisões menores, de grupos mais específicos, como por exemplo, os atiradores de elite. A PdS tem 13 bases especializadas, localizadas nas principais cidades da Itália, cuja função é atender a qualquer ponto do país para garantir a manutenção da ordem ou em situações de operações de resgate em áreas atingidas por desastres naturais. Essas unidades possuem efetivo específico, que recebe treinamento intenso e atuam com o melhor equipamento, visando, a qualquer custo, o sucesso de suas missões.

A Polícia de Estado trabalha uniformizada e sua organização se debruça nos pilares da hierarquia e disciplina. Tem características similares com as típicas das polícias militares brasileiras, utilizando, inclusive, as patentes e graduações na estrutura interna.

A PdS trabalha na repressão da criminalidade em ciclo completo, isto é, além de fazer o serviço de policiamento preventivo e repressivo, ela também investiga os casos e completa a primeira fase do processo criminal, que será, a partir desta atuação, disponibilizado para a fase de instrução, posteriormente.

Com população superior a 60 milhões de habitantes, a Itália preserva suas boas condições de vida no quesito de  segurança pública, sendo reconhecida como um dos países mais seguros para visitar e morar. Além disso, suas forças de segurança têm boa aceitação da comunidade, já que conseguem manter os índices dos crimes, especialmente os violentos, muitos ínfimos.

 

RELACIONADOS

ACESSO RÁPIDO

Disque Denúncia

BPMAMBIENTAL
CPE Trindade
ROTAM
Maria da Penha
CPE - Cidade de Goiás
CPE - Aparecida de Goiânia
CPE - Rio Verde
CPE - Caldas Novas
CPE - Catalão
COD
CPE - Porangatu
GIRO
CAVALARIA
BEPE
BOPE
1º BPMCHOQUE
CPE Anápolis
CPE - Itumbiara
CPE - Jataí
2º BPMCHOQUE
BPMRURAL
GRAER
Skip to content