Tropas Especializadas da PMGO

Comando de Policiamento Ambiental – CPA

A participação da Polícia Militar do Estado de Goiás na proteção ambiental se deu a partir do trágico acidente ocorrido em Goiânia no ano de 1987 com uma cápsula de césio 137. Nessa ocasião, o comando da corporação destacou um grupo de policiais e bombeiros militares para efetuar o isolamento das áreas afetadas.
Posteriormente, com a criação do Depósito de Rejeitos Radioativos – DRR, situado no município de Abadia de Goiás, foi incluída na estrutura da Polícia Militar a Companhia Independente de Policiamento Especial – CIPOLES, com finalidade de guardar o DRR.
Em 1990, a CIPOLES foi transformada no Batalhão de Polícia Militar Florestal por força do Decreto 3.441. Em sua estrutura manteve-se uma companhia encarregada de fazer a segurança do DRR e duas outras destinadas a realizar a proteção ambiental no Estado de Goiás.
No ano de 2003 o Batalhão de Polícia Militar Florestal teve sua denominação alterada para Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Considerando a grande extensão do Estado de Goiás e a necessidade de se intensificar os procedimentos táticos operacionais a serem desenvolvidos pelos policiais militares na modalidade de policiamento ambiental, e buscar maior eficiência dos serviços prestados à população, no que diz respeito à defesa do meio ambiente resolveu-se criar através da Lei nº 17.091 de 02 de julho de 2010, o COMANDO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL.

Este foi ativado e instalado com sede no município de Abadia de Goiás através da Portaria nº 982/2010, tornando-se o responsável pelo planejamento das atividades em defesa do meio ambiente no Estado de Goiás. Na data de 24 de agosto de 2014, o CPA muda sua sede para o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, localizado na zona rural de Goianápolis, BR 153.
O COMANDO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL possui atualmente quatro unidades subordinadas e executoras, sendo elas: 1º BPMA (Abadia de Goiás), 1ª CIPMA (Aruanã), 2ª CIPMA (Rio Verde).

Além das atividades de repressão aos crimes ambientais, bem como apoio aos órgãos de defesa do meio ambiente (federais, estaduais e municipais), o Comando de Policiamento Ambiental atua preventivamente através de programas de educação ambiental, como o estande ecopedagógico e o Projeto Guardião Ambiental Mirim.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content