A Polícia Militar de Goiás realizou, na manhã desta terça-feira (28), no Auditório da ALEGO, em Goiânia (GO), a aula inaugural do 1º Curso Operacional Maria da Penha – COMAPE.
O aludido curso tem como principal objetivo a capacitação de todos os alunos e alunas policiais militares para o atendedimento de ocorrências emergenciais de violência doméstica, fiscalizando medidas protetivas de urgência e, além disso, acolher e prestar atendimento adequado às vítimas de violência. Tal situação requer treinamento específico, que transcende o atendimento operacional padrão e a legislação comum, uma vez que abarca a legislação específica, primando por soluções e ações rápidas para combater a violência contra a mulher.
Dentre as várias autoridades presentes na aula inaugural, estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Brum dos Santos, o Deputado Estadual Virmondes Cruvinel, que, na oportunidade, representou o Presidente da ALEGO, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel André Henrique Avelar de Sousa, o Deputado Estadual Coronel Adailton Florentino, e o Delegado Geral da Polícia Civil, Doutor André Gustavo Corteze Ganga.
O 1º Curso Operacional Maria da Penha – COMAPE, que tem duração prevista de 35 (trinta e cinco dias), conta com a participação de 70 (setenta) alunos – todos policiais militares do estado de Goiás.
Criado em Goiás em 2016, o Batalhão Maria da Penha, unidade que integra o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e atua na grande Goiânia no combate a infratores que colocam em risco as vidas de crianças e mulheres, vem sendo considerado referência no Brasil, garantindo atendimento qualificado às vítimas de violência doméstica e familiar no estado de Goiás.
Além disso, o BMP também promove reuniões sistemáticas com órgãos de segurança pública e demais órgãos (federais, estaduais e municipais) envolvidos com a política pública de coibição à violência doméstica e familiar contra a mulher, apoiando outros órgãos integrantes da Rede de Atendimento à Mulher na fiscalização sistemática do cumprimento das medidas protetivas de urgência e alimentando o Sistema Integrado de Atendimento e Emergência (SIAE) com informações pertinentes sobre atendimentos específicos à mulher vítima de violência doméstica e familiar, bem como de fiscalização de medidas protetivas.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!