Projetos Sociais 

Projeto Guardião Ambiental Mirim – PGAM

O “Projeto Guardião Ambiental Mirim”, é um projeto socioambiental da PMGO, é idealizado pelo Comando de Policiamento Ambiental-CPA. Levado a efeito pela Coordenação do Projeto Guardião Ambiental Mirim (PGAM) em parceria com: instituições, empresas e Prefeituras Municipais com abrangência nos municípios do Estado de Goiás, para assistir crianças com idade entre 8 e 12 anos.

HISTÓRICO.
A primeira edição do “Projeto Guardião Ambiental Mirim” (PGAM) foi realizada na temporada de férias no município de Aruanã-GO, no ano de 2014, com o nome ”Guardiões da Natureza”, que com o passar dos anos recebeu nova denominação. Passando a ser chamado de: “Projeto Guardião Ambiental Mirim”(PGAM). O Projeto é reconhecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás e hoje faz parte do Plano Estratégico da Polícia Militar do Estado de Goiás Biênio 2016-2022. E com isso atualmente o Projeto conta com turmas em: Abadia de Goiás, São Simão, Rio Quente ,Trindade, Itaúçu, Goianira, Corrégo do Ouro, Araguapas; Taquaral, Alto Paraíso, Aruanã, Abadiânia, Goiânia (Associação dos Surdos) e Associação Pestalozzi de Goiânia; Morro Agudo de Goiás; Pirenópolis; Mossâmedes; Rio Verde; Taquaral e Aparecida de Goiânia.
São turmas compostas por 32 alunos (as) – Guardiões Ambientais Mirins – GAMs

FINALIDADE.
O “Projeto Guardião Ambiental Mirim”, (PGAM) do Comando de Policiamento Ambiental-CPA tem como finalidade, o incentivo à participação individual e coletiva do publico denominado: crianças e jovens na conservação e preservação do equilíbrio dos ecossistemas, principalmente o do Bioma Cerrado. Este projeto busca estimular o publico participante envolvido no PGAM, defender a qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania, por meio de aulas teóricas e práticas, palestras e exposições eco pedagógicas.
Com a intenção de direcionar ensinamentos básicos sobre o meio ambiente, aplicados pelos Policiais Militares do Comando de Policiamento Ambiental da PMGO.

PÚBLICO ALVO.
O (PGAM) – “Projeto Guardião Ambiental Mirim” é um Projeto da Policia Militar do Estado de Goiás que foi implantado pelo Comando de Policiamento Ambiental, oferecendo as crianças e adolescentes 50 horas aula teóricas e práticas trazendo aprendizado e conhecimentos por meio da Educação Ambiental, a respeito da preservação e conservação do Meio Ambiente.

ENSINAMENTOS BÁSICOS SOBRE A PMGO E O MEIO AMBIENTE.
Conhecimento sobre a Polícia Militar Ambiental do Estado de Goiás.
Ordem unida e disciplina militar;
Flora do cerrado (plantio de mudas nativas do cerrado);
Fauna do cerrado (tráfico de animais da fauna silvestre brasileira);
Recursos hídricos (escassez da água e recuperação de nascentes);
Direitos humanos;
Confecção de horta orgânica;
Dinâmicas e brincadeiras ecológicas;
Coleta seletiva no dia-dia e de acampamentos (turísticos);
Principais legislações (caça, pesca, náutica e desmatamento);
Acampamento consciente (lixo, fogo, vegetação, fauna e flora);
Educação Ambiental individual e familiar.

CRITÉRIOS PARA INSERÇÃO DO ALUNO (A) NO (PGAM).
O “Projeto Guardião Ambiental Mirim”, do Comando de Policiamento Ambiental/CPA/PMGO nesse sentido, propõe que para que o aluno (a) possa frequentar o Projeto ele terá que corresponder aos seguintes critérios:
1 -Ter idade entre 8 a 12 anos;
2 -Estar matriculado e frequentando uma instituição de ensino fundamental (rede pública municipal, com bom comportamento escolar);
3 – Preencher ficha de inscrição respeitando todos os itens da ficha;
4 – Ser autorizado pelos pais ou responsáveis;
6 – Relatar se tem problemas de saúde, junto à ficha de inscrição;
7 – Ter disponibilidade de tempo para as aulas e atividades de educação ambiental, no contra turno da sua frequência escolar;
8 – Estar compromissado em frequentar todo o período de aulas do curso PGAM;

9 -Ter media escolar a partir de 6,0.

O INSTRUTOR DE GUARDIÃO AMBIENTAL MIRIM.
O policial militar do Comando de Policiamento Ambiental – CPA, recebe capacitação e treinamento no campo da Educação Ambiental (EA) de forma especifica, para atuar na docência do PGAM, onde o Policial Militar Ambiental precisa preencher uma série de requisitos, que são avaliados pelo Comando de Policiamento Ambiental, através da Coordenação do Projeto Guardião Ambiental Mirim. Para que assim, o Policial Militar Ambiental candidato a função de instrutor, possa ser considerado apto para se tornar “Instrutor de Guardião Ambiental Mirim” – (IGAM).

O PGAM recebe uma excelente aceitação por parte de todas as instituições de ensino no Estado de Goiás, inclusive chamando a atenção de outros estados da federação. A comunidade escolar recebe muito bem o PGAM, visto que o projeto proporciona inter-relação dos temas de meio ambiente nas disciplinas de ciências naturais e biologia, trabalhados em salas aulas pelos professores (as). O objetivo do Comando de Policiamento Ambiental e da Coordenação do PROJETO no estado é no decorrer do tempo, atingir todos os municípios goianos com no mínimo, uma turma de Guardiões Ambientais Mirins.

Redes Sociais Oficiais