1. Início
  2.  | Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Como ingressar na Polícia Militar do Estado de Goiás?

O ingresso nas fileiras da corporação se dá através de concurso público composto de prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de provas de aptidão física e mental, mediante testes físicos, exames médicos e psicológicos, na forma prevista em Edital específico, ambas de caráter eliminatório.
Além de outros requisitos contidos no Edital, são exigidos para a inscrição ao concurso: ser brasileiro; ter o mínimo de dezoito e o máximo de trinta anos de idade para o ingresso no curso de formação de praças (CFP) no ato da inscrição; para o ingresso no curso de formação de oficiais (CFO) o candidato deve ter o mínimo de dezoito e máximo de vinte e nove anos de idade, se for civil; e o mínimo de dezoito e máximo de trinta e dois anos de idade se o candidato já pertencer aos quadros da Polícia Militar de Goiás, no ato da matricula/inclusão no respectivo curso de formação; estar em dia com o serviço militar obrigatório; estar em dia com suas obrigações eleitorais; possuir idoneidade moral, comprovada mediante apresentação de certidões policial e judicial, na forma prevista em Edital; possuir estatura mínima de um metro e sessenta e cinco centímetros se candidato do sexo masculino, e um metro e sessenta centímetros, se do sexo feminino; ter concluído curso superior em Direito para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ter concluído o curso superior em qualquer área (reconhecido pelo MEC) para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP).
Maiores informações são divulgadas no site oficial da PMGO durante a realização de cada concurso, no endereço: www.pm.go.gov.br

Como faço para matricular meu filho no colégio militar da polícia militar?

O processo seletivo para o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas em qualquer um dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás – CEPMGs ocorre mediante sorteio anual realizado em cada unidade de ensino. Os candidatos devem procurar o colégio de seu interesse e preencher a ficha de inscrição a tempo de participarem do sorteio (as datas são amplamente divulgadas pelos colégios em cada município).
O candidato não sorteado poderá aguardar o surgimento de vagas decorrentes da desistência, mudança ou outro fato.

A ROTAM faz parte da Polícia Militar do Estado de Goiás?

Sim. A ROTAM e todos as dos demais tropas especializadas (como CHOQUE, BOPE, Cavalaria, GIRO, GRAER e COD) pertencem a Polícia Militar do Estado de Goiás.
As forças especializadas possuem treinamento e equipamento diferenciado para atuar em situações específicas como patrulhamento tático (ROTAM), controle de distúrbios civis (CHOQUE), ações e operações especiais (BOPE), policiamento de grandes eventos e controle de multidões (Cavalaria), patrulhamento aéreo (GRAER), intervenções rápidas e ostensivas (GIRO) e policiamento das divisas estaduais (COD).
Os grupos especializados são formados por policiais militares que já pertencem aos quadros da instituição e participam de cursos e treinamentos específicos de capacitação.

Skip to content