Novos alunos participam de aula inaugural da Faculdade da Polícia Militar

Com honras militares, calouros da Faculdade da Polícia Militar foram recebidos pela diretoria da Fundação Tiradentes, professores e alunos veteranos.

No último sábado (19), o total de 52 alunos novatos da Faculdade da Polícia Militar, participaram da aula inaugural do semestre 2022/1, no auditório da Fundação Tiradentes, mantenedora da referida instituição de ensino. Além de conhecer os professores e colegas veteranos, os calouros tiveram a oportunidade de saber mais sobre a formação profissional, inserida na cultura militar oferecida pela FPM.

Os acadêmicos da FPM foram recebidos com honras militares pela diretoria, professores e alunos veteranos. O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Goiás também prestigiou o evento tocando o Hino Nacional Brasileiro.

Durante a cerimônia, o diretor presidente da Fundação Tiradentes e diretor geral da faculdade, Coronel PM RR Cleber Aparecido dos Santos, em sua fala, comemorou a retomada das atividades da FPM: “… para nós é um dia muito feliz, porque é nesse dia que começa o ano letivo, do conjunto de ações da Faculdade da Polícia Militar. A perspectiva é a melhor possível, porque nós entendemos e conseguimos aplicar aqui uma metodologia bastante clara, que define o que é ensino e o que é educação. Ensino é a parte técnica, que é comum nos cursos. E a parte de educação, nós tratamos o conjunto de valores da formação humana. A junção dessas duas coisas forma um profissional muito mais completo”.

O evento contou também com uma palestra sobre a importância da cultura militar na formação dos alunos da FPM, realizada pelo Cel PM RR Ricardo Mendes, gestor de relacionamento estratégico da Fundação Tiradentes, o qual destacou que: “… os valores impressos nos alunos da Faculdade da Polícia Militar são o diferencial dos nossos futuros profissionais no mercado de trabalho. O comportamento do aluno da FPM é baseado em ética, moral e civismo. Ter um profissional formado na FPM em uma empresa, já é uma vantagem porque o comportamento dele é baseado em valores”.

Ainda segundo o Cel Ricardo Mendes, o objetivo “é que o aluno da Faculdade da Polícia Militar, dentro do mundo profissional, seja o melhor, seja literalmente um espartano. Seja uma pessoa que não tem medo do desafio porque ele foi preparado para isso”.

A FPM tem 170 alunos matriculados, distribuído dentre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Gestão da Tecnologia da Informação. Maria Eduarda de Abreu acredita que nenhuma outra instituição proporciona o que a FPM oferece. “Eu comecei a estagiar no 3º período, então foi quase imediato. Até hoje eu faço estágio e eu vejo que os outros alunos estão tendo a mesma oportunidade que eu tive”, explica a veterana do curso de Biomedicina.

Os acadêmicos que ingressam na Faculdade da Polícia Militar se reconhecem com os valores e metodologia adotados pela instituição. Para a caloura Vitória Helena da Silva, que iniciou o curso de Biomedicina, a expectativa para os próximos anos dentro da FPM é grande, conforme diz: “Acho que a metodologia única vai fazer muita diferença na minha vida profissional. Eu fiz um semestre de Biomedicina na UFG e a diferença de ensino, do método, é muito grande. Realmente, a metodologia ativa funciona na prática e, para mim, está sendo surpreendente”.

Já para Jhenypher Karen Barbosa, caloura do curso de enfermagem, o diferencial da FPM se traduz no cuidado com os alunos: “… todos aqui são muito atenciosos com os alunos e isso é muito importante, porque não é toda instituição que tem esse cuidado. Aqui a gente se envolve e se apoia. Nós somos recebidos com amor e isso faz uma grande diferença”.

Durante a cerimônia foi realizada a premiação “Aluno Nota 10”, premiando os acadêmicos que se destacaram no semestre anterior, além de receberem certificados de honra ao mérito, e ainda novas luvas para aposição nas camisas dos uniformes.

FONTE: Fundação Tiradentes