O que é ser Policial Militar?

por | 23/05/2020 - 5:14 PM | Notícias, Notícias em Destaque

Ser Policial Militar é sair de casa sem saber se volta vivo ao final de cada serviço. É ter a certeza de que, a qualquer momento, pode ser preciso sacrificar a própria vida, protegendo pessoas desconhecidas.

Ser Policial Militar é errar querendo acertar, tendo menos que alguns segundos (ou nem isso) para optar entre puxar ou não o gatilho, tornando-se, muitas vezes, vilão no afã de ser herói.

Ser Policial Militar é nem sempre poder falar exatamente o que pensa ou demonstrar tudo o que sente, pois podemos ser mal interpretados. Precisamos, acima de tudo, executar o serviço proposto com imparcialidade e lidar com todos de forma igual, buscando o bem-estar coletivo a todo momento e esforçando-se para ser um exemplo para seus pares, superiores hierárquicos e para a sociedade.

Ser Policial Militar é proteger o patrimônio público e salvar vidas todos os dias, mas ser acusado de matar, executar e, ainda assim, estar sempre pronto para servir.

Ser Policial Militar é saber que a farda que tanto honramos é vista como alvo por criminosos. É abraçar a fé ao atender cada ocorrência. É correr em direção aos tiros quando todos correm dos disparos.

Ser Policial Militar é compreender que as instituições são feitas por homens e que, portanto, podem mudar. É compreender que não basta preservar a vida nem proteger o patrimônio se não respeitarmos as garantias individuais do cidadão.

Ser Policial Militar é nem sempre ter a garantia plena de sentir-se reconhecido enquanto cidadão, reiterando a todo momento que FOI POR VOCÊ, SOCIEDADE!

PMGO: A segurança de Goiás.

Texto: Cabo Lilian Abadia – PM/5

0 comentários