sexta-feira, janeiro 21, 2022
spot_img
InícioNotíciasGRAer: A segurança que vem do céu!

GRAer: A segurança que vem do céu!

Hoje faz 23 anos que o Grupo de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar- GRAer começou agregar força no cenário da segurança pública do nosso Estado, como unidade independente.

Com uma missão essencialmente constitucional de estar na linha de frente da manutenção da paz e ordem social, a Polícia Militar pensou e organizou maneiras de estar presente em todos os lugares, a qualquer momento. Assim, a atuação da nossa gloriosa Instituição nos céus não seria silente.

Tudo começou nos anos 80, quando, através do governo do Estado, a PMGO adquiriu seu primeiro helicóptero.

A questão é que, quando pensamos na utilização de aeronaves como aliadas na garantia de segurança eficaz, remetemos nossa mente ao questionamento sobre o surgimento desta ideia.

O uso de aeronaves no cumprimento de missões de polícia data de 1929. Nesta época, o Departamento de Polícia da cidade de Nova York operava com aviões no combate ao crime e em uma série de outras situações que desestabilizavam a vida social.

Buscando dar respostas adequadas às demandas sociais que, ao passar do tempo, sempre exigiram mais do poder público, as forças de segurança passaram a buscar iniciativas inovadoras de enfrentamento ao crime.

As polícias militares, federal e civis passaram, cada uma em seu momento, a realizarem estudos e pesquisas no sentido de implementarem atividades de segurança utilizando o voo como recurso.

Por ser uma máquina altamente versátil, o helicóptero pode cumprir com eficiência inúmeras operações de polícia ostensiva, de salvamento e de socorro.

Tais equipamentos são empregados pela PMGO em atividades de patrulhamento preventivo e dissuasão de ilícitos, reforçando a força da nossa Instituição!

Parabéns GRAer!
Parabéns Falcões!

RELACIONADOS
Skip to content