domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioNotíciasGoiânia: uma história de 88 anos!

Goiânia: uma história de 88 anos!

Há 88 anos a pedra fundamental da nossa querida capital foi lançada. Na época, as políticas desenvolvidas no governo do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, debruçavam-se nos objetos da Marcha para o Oeste, movimento que buscava a ocupação do centro-oeste brasileiro.

Considerada uma potência na indústria, na medicina, na moda e na agricultura, Goiânia nasceu em 24 de outubro de 1933, década na qual fez história com o título de primeira cidade planejada.

Desenhada na Art Déco, Goiânia cresceu tão rápido que atingiu um milhão de habitantes em 1996 e, a partir de então, tornou-se a segunda cidade mais populosa da região centro-oeste.

Goiânia conta com um acervo de casarões, edifícios e monumentos históricos distribuídos entre os variados pontos turísticos, como o coreto da Praça Cívica, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia.

Dentre tantos aspectos positivos, Goiânia também é considerada uma das melhores capitais para viver, quesito que engloba a qualidade do serviço de segurança pública ofertado.

Sob os cuidados do Comando de Policiamento da Capital, várias estratégias e diretrizes são traçadas diariamente para que a Polícia Militar de Goiás consiga atuar na região da capital do estado com a qualidade que os goianienses merecem.

O CPC é a unidade correspondente ao 1º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás, responsável pela garantia da segurança da capital.

Servir e proteger Goiânia não é uma tarefa qualquer. A cidade é a maior do estado e segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, já ultrapassou a média de 1,5 milhões de habitantes.

A cada ano, novos desafios surgem para a Polícia Militar que, com o progresso e crescimento dos municípios, precisa adaptar-se e, com muito engajamento, desenvolver planos eficazes para combater a criminalidade com êxito, gerindo da melhor maneira recursos e efetivo.

É em Goiânia que está o nascedouro da PMGO: A Academia da Polícia Militar, que tem como objetivo principal o planejamento, a coordenação e a execução de todas as atividades de ensino, formação e aperfeiçoamento de oficiais e praças.

Todos os anos, a PMGO participa do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da capital. Normalmente, ele acontece no local mais antigo da cidade: a Avenida 24 de outubro em Campinas, uma homenagem à data.

O aniversário de Goiânia é marcado com muito carinho na agenda dos goianos: um povo hospitaleiro, alegre e participativo, que não deixa dúvidas sobre o amor que sentem por essa terra tão querida!