1. Início
  2.  | 
  3. Notícias
  4.  | Estado com maior número de Colégios Militares do Brasil, Goiás é primeiro lugar no IDEB

Estado com maior número de Colégios Militares do Brasil, Goiás é primeiro lugar no IDEB

por | 16/09/2020 - 10:40 AM | Notícias

Em um ano com tantas notícias ruins, fruto do enfrentamento repentino de uma pandemia mundial, iniciamos a semana com uma excelente notícia para a educação no estado de Goiás.

Na última terça-feira (15), foi realizada uma coletiva de imprensa no Ministério da Educação, que divulgou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, um indicador que analisa o desempenho dos estudantes em provas de matemática e língua portuguesa.

Através de um índice que mede o desempenho das redes de ensino em todos os estados da federação, os números, desta vez, ilustraram um avanço no aprendizado para os estudantes do ensino médio da rede estadual.

Exatamente nesta fase, a rede estadual de Goiás foi a única a alcançar e superar a meta do IDEB, que era de uma média de 4.4, onde Goiás conseguiu atingir 4.7.

Ficando em primeiro lugar entre os estados brasileiros, os goianos e, em especial, a Polícia Militar, exercitam hoje o sentimento de orgulho. Sabemos que os 60 colégios militares compõem uma parte expressiva do sistema educacional de Goiás, promovendo, desde a implementação do projeto, profundas transformações no campo educacional do estado.

Todas as unidades estão instaladas e em pleno funcionamento. Uma quantidade expressiva que, sem dúvidas, figura, de maneira eloquente, no sucesso da rede de educação estadual goiana.

Todos os anos, os alunos dos Colégios da Polícia Militar de Goiás são aprovados nos vestibulares mais concorridos do país e alcançam ótimos resultados nas avaliações do Sistema de Avaliação Educacional de Goiás (SAEGO); no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, como apontam as estatísticas, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Essa média alta conquistada pelos estudantes goianos perpassa pelo sistema exitoso dos Colégios Militares, robustas instituições da organização educacional estadual.

Além da disciplina e do resgate de valores essenciais para a formação completa dos nossos jovens, os CEPMG’s priorizam a qualidade do ensino, investindo nos melhores profissionais e criando mecanismos que incentivem os estudos, o debate, a pesquisa e o progresso da educação.

Como exemplo prático, podemos citar os números do Colégio da Polícia Militar Cezar Toledo, em Anápolis-GO, que em 2017 atingiu um IDEB muito acima da média nacional, apresentando o número de 6,5 no ensino médio. A unidade supera a média dos colégios particulares, solidificando pilares que fomentam o sucesso dos Colégios Militares: disciplina, gestão e valorização do professor.

A figura de maior autoridade e importância nos CEPMG’s é o professor. Todos concursados e especializados, envolvidos com as atividades realizadas pela Secretaria da Educação, cumprindo o calendário previsto junto com profissionais de outras escolas da rede estadual.

Utilizando-se, inclusive, da psicologia, os Colégios Militares estimulam os discentes através de um sistema de meritocracia, que reforça a postura exemplar dos melhores alunos. Os que se destacam são premiados e reconhecidos, a fim de que internalizem seus méritos e continuem firmes em seus propósitos.

Não é à toa que as vagas dos Colégios Militares são tão disputadas atualmente. As famílias recorrem, cada vez mais, às nossas escolas, que funcionam de modo a preencher completamente os anseios dos pais, fornecendo educação de qualidade, disciplina e integração.

Esse é um viés extremamente importante do trabalho da Polícia Militar, tendo em vista que garantir segurança pública nos moldes vanguardistas vai além de combater a criminalidade num cenário repressivo ou de, somente, prevenção ostensiva.

Combater o crime, extirpar a violência e gerar um mundo melhor é um projeto macro, que envolve inúmeras frentes de ação. Os Colégios Militares de Goiás são o orgulho de uma instituição que visa participar da vida social do cidadão desde o princípio, refletindo na formação dos jovens, alimentando sonhos e concedendo subsídios para que o nosso povo cresça.

E então só resta afirmar o quanto a Polícia Militar de Goiás sente-se orgulhosa e feliz em participar da construção deste índice positivo, que coloca Goiás como referência nacional na qualidade da única coisa capaz de mudar o mundo: a educação!

Texto: Sd Caroline

Polícia Militar do Estado de Goiás: Patrimônio dos Goianos!

 

0 comentários

Skip to content