Mudança de rotina no HPM: entenda como funcionou o Hospital durante a pandemia
Mudança de rotina no HPM: entenda como funcionou o Hospital durante a pandemia

Na manhã desta terça-feira (15), a Tenente Juliana, médica infectologista do Hospital do Policial Militar – HPM, em entrevista à Assessoria de Comunicação Social da PMGO, informou quais foram as modificações cruciais na rotina do Hospital durante a pandemia mundial do novo coronavírus.

Segundo ela, o HPM passou a seguir, desde o início do ano, diretrizes específicas do Comando de Saúde, voltadas ao controle pandêmico. A primeira medida adotada, logo no início da crise, foi a criação de um sistema de triagem para o atendimento. Ao chegar no hospital, o paciente é submetido a uma triagem que investiga qual o quadro e qual o próximo encaminhamento.

De acordo com a Tenente Juliana, essa triagem destina o paciente ao pronto socorro específico para casos de suspeita de COVID-19 ou para o pronto socorro genérico, se não houverem dúvidas. As suspeitas mais contundentes contam com um tratamento precoce, protocolo adotado para evitar evoluções do quadro, que complica muito com o passar dos dias sem receber a devida atenção. Logo que o resultado de confirmação sai, o tele atendimento entra em contato com o paciente, para evitar demora e já providenciar o início do tratamento.

Os casos confirmados são acompanhados pela equipe médica até o dia da alta, independente do tempo que demore. Esse atendimento integral conta com um monitoramento feito de perto, para que a realidade clínica do paciente esteja sob controle, evitando pioras e surpresas.

Durante a pandemia, o CISPM esteve suspenso, para evitar aglomerações e não deixar que o foco da força tarefa construída durante os meses mudasse. Todos os médicos, independente da especialidade, estiveram envolvidos com as questões da pandemia, a fim de contribuir reunindo a mão de obra necessária para atender a demanda, que aumentou demasiadamente.

O Comando de Saúde deixa claro, ainda, que a pandemia não acabou e que precisamos estar atentos aos protocolos sanitários de saúde adotados desde o começo de 2020. A Tenente Juliana orienta a todos os policiais militares que, apresentando sintomas, ainda que leves, procure atendimento especializado no HPM.

Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!
Matéria: Sd Caroline

RELACIONADOS

ACESSO RÁPIDO

Disque Denúncia

CPE - Cidade de Goiás
BOPE
BEPE
CPE Trindade
CPE - Caldas Novas
CPE - Aparecida de Goiânia
CPE - Catalão
CPE - Porangatu
CAVALARIA
GIRO
CPE Anápolis
1º BPMCHOQUE
Maria da Penha
CPE - Itumbiara
ROTAM
BPMAMBIENTAL
CPE - Rio Verde
CPE - Jataí
GRAER
BPMRURAL
2º BPMCHOQUE
COD
Skip to content