Tropas Especializadas da PMGO

Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO

O Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) foi criado em 1998, como 3ª Companhia do Batalhão de CHOQUE, para atender a uma demanda de segurança pública, à época em crescimento no Estado, em que os criminosos se valiam de motocicletas para praticar crimes, vindo a se tornar Companhia Independente através da Portaria nº 995 de 23 de novembro de 2010 e Batalhão de Polícia Militar através da Portaria nº 4.411 de 05 de fevereiro de 2014.

O GIRO é composto por equipes de moto patrulhamento tático, assim definidas devido a sua formação com no mínimo quatro policiais militares, em que um deles exerce a função de segurança da equipe na garupa de uma das motocicletas, sempre em condições operacionais, durante o patrulhamento e deslocamentos, e ainda, por equipes de apoio para a condução dos presos em viaturas com cubículo, seguindo sempre as diretrizes doutrinárias de uma equipe de patrulhamento tático.

O GIRO visa combater principalmente os crimes praticados por infratores da lei que utilizam motocicletas como meio de fuga e se aproveitam dos horários de trânsito intenso, principalmente nas áreas comerciais onde existe grande dificuldade de deslocamento das demais viaturas. O emprego de táticas e técnicas especiais de pilotagem assimiladas durante o Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (CIRO), permitem às equipes do GIRO realizar deslocamentos de alto risco durante o período diurno, onde se tem maior visibilidade do terreno e obstáculos, reduzindo drasticamente o tempo resposta dos chamados de emergência policiais, fazendo do GIRO o policiamento do presente e do futuro nos grandes centros urbanos.

O GIRO tem inspiração em nossa gloriosa Cavalaria, pois, seus integrantes honradamente se autodenominam “Cavaleiros de Aço”.

Porém, o GIRO busca por meio de sua heráldica e simbologia o seu próprio contexto e história dentro de nossa Sesquicentenária Corporação.

Redes Sociais Oficiais