Na última semana, forças de Segurança Pública de Goiás, do Distrito Federal e Federais deflagraram uma operação integrada para busca e captura do criminoso e foragido Lázaro Barbosa Sousa, o “serial killer” de Ceilândia-DF.
A força tarefa montada conta com a participação de diversas equipes especializadas da PMGO e de outras forças policiais, com policiais treinados e capacitados para busca e captura de criminosos foragidos da justiça.
A operação é de extrema dificuldade pelas condições do terreno, com muitas matas fechadas, morros, pedras, córregos e grotas que compõe a vegetação local, o que favorece a camuflagem de um foragido. A extensa área de vegetação de cerrado que abrange o município de Cocalzinho e os povoados de Edilândia e Girassol, locais onde se concentram as buscas, possui uma área com aproximadamente 1.700 Km², com várias propriedades rurais e urbanas, é como procurar uma “agulha no palheiro”, mas nossas forças policiais vão continuar as buscas, pode até demorar uns dias, porém, no final, mais esta missão será cumprida.
No dia 9 de junho de 2021, Lázaro invadiu um sítio em Incra 9 na cidade de Ceilândia e assassinou Cláudio Vidal e seus dois filhos Gustavo e Carlos. Na fuga, levou Cleonice Marques como refém (esposa e mãe dos outros falecidos). Antes de ser raptada, por celular, a mulher conseguiu avisar seu irmão sobre o que estava acontecendo e uma força-tarefa teve início na expectativa de encontrá-la viva, porém o corpo de Cleonice Marques de Andrade, de 43 anos, foi encontrado por militares do Corpo de Bombeiros na manhã de sábado (12/06/2021), dentro de um córrego em Ceilândia/DF.
O suspeito de ter matado quatro pessoas da mesma família no município de Ceilândia-DF, Lázaro, o baiano foragido da justiça, que ficou conhecido como “serial killer” de Ceilândia-DF, é um criminoso de alta periculosidade que fez suas primeiras vítimas em 2.007 quando perseguiu uma garota por quem havia se apaixonado no estado da Bahia. À época, dois trabalhadores rurais tentaram ajudar a moça, mas acabaram mortos por Lázaro. Além da extensa ficha criminal, é conhecido por ter grande capacidade de sobreviver na mata e por sua personalidade agressiva, desenvolvimento psicossocial prejudicado por agressão familiar, uso excessivo de álcool e outras drogas.
O homicida foragido tem vasta ficha criminal: estupros, assassinatos, violência, agressões, roubos e fugas de presídios. Lázaro está envolvido em crimes graves desde 2009, quando foi preso pela primeira vez. Um laudo psicológico elaborado no Complexo Penitenciário da Papuda em 2013, informa que o este criminoso é uma pessoa agressiva, impulsiva, instável e com “preocupações sexuais”. À época, ele foi condenado porém ganhou liberdade em março de 2016.
Atualmente o psicopata Lázaro é suspeito de ter matado ao menos 10 pessoas, no DF e em Goiás. O criminoso demonstra um comportamento frio, cruel e calculista pela forma como matou suas vítimas.
A Polícia Militar de Goiás e demais forças de segurança, estão empregando as mais diversas formas de policiamento nessa Operação, tais como a pé, com uso de cães, cavalos, drones e aeronaves, permanece implacável na busca pelo foragido de alta periculosidade que, em breve, será capturado, dando fim a uma série de ações criminosas e garantindo proteção e segurança a todos.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos.