Hoje, 18 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data foi instituída pela Lei 9.970/2000, em memória a uma criança que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, no Brasil.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva ações que demonstrem à sociedade a necessidade de prevenir a violência sexual, uma vez que é dever de todos, família, sociedade e poder público, o cuidado com as crianças e adolescentes. Os casos de violência na infância e adolescência acontecem em uma fase de maior vulnerabilidade da pessoa, muitas vezes no seio da própria família, podendo perpetuar por meses e anos. Por isso, é muito importante combater diariamente esse crime de várias formas, com conscientização, campanhas e denúncias. Existem ainda os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), unidades públicas que prestam atendimento a pessoas em situação de risco social.
A violência sexual de crianças e adolescentes acontece em todo lugar e em qualquer idade. É importante que todos estejam alertas para os sinais que indicam que ela esteja acontecendo. Havendo a suspeita, a denúncia pode ser feita pelo canal Disque 100 que funciona todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo 190, Polícia Civil, pelo 197, Polícia Rodoviária Federal, no número 191 e nos Conselhos Tutelares. As ligações podem ser feitas de um aparelho fixo ou celular e o sigilo é garantido.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!