Dia nacional da luta das pessoas com deficiência
Dia nacional da luta das pessoas com deficiência

Ontem, dia 21 de setembro, foi celebrado o dia da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Especialmente ontem, a Polícia Militar se manifestou sofre o dia da árvore, comemorado na mesma data, mas não poderia silenciar-se diante de um marco tão nobre em nosso calendário.

O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência por ser uma data próxima ao início da primavera, um acontecimento simboliza a renovação de uma luta diária.

Coincidir esse evento tão significativo com o dia da árvore também pode representar a luta dessa classe minoritária, que busca melhores condições para edificarem suas vidas, nos diversos contextos e cenários.

Apesar de ter se tornado lei apenas em 2005, a celebração da data iniciou-se nos anos 80, por um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes.

A Polícia Militar do estado de Goiás gostaria, neste momento, de expressar o quão considera importante a inclusão das pessoas deficientes na sociedade, de maneira geral.

Cooperando com tal questão, a PMGO soma quando o assunto é inclusão das pessoas com deficiência – e não somente destas – através, principalmente, dos Colégios Estaduais da Polícia Militar. No Brasil, a educação inclusiva não é um projeto educacional recente, contudo a sua efetivação é indiscutível.

Por isso, a inserção da educação inclusiva nos Colégios Militares de Goiás passou a ser implantada e hoje faz parte de um projeto fixo que já está em pleno funcionamento em todas as sessenta unidades de CEPMG’s.

Sabemos que é uma busca constante por cenários de equidade quando se trata de direitos. Hoje, existem 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, o equivalente a 15% da população global e esse é mais um motivo que justifica o envolvimento coletivo com a causa.

A inclusão social viabiliza a equiparação de oportunidades e a mútua interação de pessoas com e sem deficiência, além do acesso ideal aos recursos da sociedade. Um mundo inclusivo tem o compromisso com as todas as minorias e isso perpassa pelas deficiências, sejam quais forem.

A inclusão social é, na verdade, um dever e uma medida urgente, já que assim o portador de deficiência e outras minorias tornam-se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres.

Todos nós e todas as instituições devem, sempre, lutar ao lado das pessoas com deficiência, edificando e reforçando a inclusão social, buscando solidificar o mundo melhor e participando ativamente das causas sociais.

Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!

RELACIONADOS

ACESSO RÁPIDO

Disque Denúncia

2º BPMCHOQUE
BPMRURAL
CPE - Jataí
BOPE
CPE - Cidade de Goiás
CPE - Caldas Novas
CPE - Catalão
COD
CPE - Itumbiara
CPE Anápolis
BPMAMBIENTAL
CAVALARIA
1º BPMCHOQUE
CPE - Porangatu
Maria da Penha
GIRO
BEPE
CPE - Rio Verde
GRAER
ROTAM
CPE - Aparecida de Goiânia
CPE Trindade
Skip to content