Dia Nacional da Consciência Negra
Dia Nacional da Consciência Negra

Em coincidência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, o calendário nacional marca o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra.

A história é repleta de personalidades negras que foram importantes nas mais diversas áreas, apesar das adversidades.

Os negros estão alcançando, através dos processos históricos de luta, representatividade, igualdade e sucesso.

A ascensão do povo negro está acontecendo e é preciso celebrar cada passo dado rumo ao progresso e à emancipação. Representantes de origem negra estão se destacando dentro de organizações, empresas, instituições e no mercado de trabalho, em geral.

A cultura do povo negro, que constitui mais de 50% da população brasileira, sua religião, danças, culinária e costumes também são extremamente relevantes pois, contribuem com o objetivo de acabar com o preconceito existente e disseminam uma rica parte da história tradicional do nosso país.

Manifestações artísticas que remetem ao cotidiano africano também tomam lugar de destaque.

As conquistas do povo negro e a valorização de sua identidade caminham juntas, por isso hoje é um dia no qual, sobretudo, reforçamos o reconhecimento da cultura negra como parte integrante e essencial da cultura brasileira.

Ainda há muito a se conquistar e a Polícia Militar de Goiás tem a honra de fazer parte dessa história, desejando um futuro ainda melhor, onde cada vez mais a igualdade seja real, e a diversidade étnico-racial brasileira seja valorizada, respeitada e genuína.

Texto: SD Caroline Albuquerque/PM5

RELACIONADOS

ACESSO RÁPIDO

Disque Denúncia

COD
2º BPMCHOQUE
CPE Trindade
CPE - Catalão
CPE - Cidade de Goiás
BPMAMBIENTAL
CPE Anápolis
BPMRURAL
1º BPMCHOQUE
Maria da Penha
GRAER
CAVALARIA
ROTAM
CPE - Jataí
GIRO
CPE - Itumbiara
CPE - Rio Verde
CPE - Aparecida de Goiânia
CPE - Caldas Novas
BEPE
CPE - Porangatu
BOPE
Skip to content