Dia da Árvore
Dia da Árvore

Hoje, 21 de setembro é comemorado o dia de um dos mais importantes recursos naturais: a árvore.

Além de serem plantas que possuem o maior tempo de vida, as árvores são fontes de oxigênio e compõem um complexo sistema biológico que equilibra a existência de todos os seres.

Celebrar essa data é um costume colocado em prática desde 1872, quando um jornalista americano decidiu plantar uma enorme quantidade de árvores no Nebraska.

Este é, sem dúvidas, um momento oportuno para reflexões acerca de temas envolvendo o meio ambiente, como a importância da conservação das riquezas naturais.

Além da fotossíntese – processo que resulta na liberação de oxigênio – elas exercem outros importantes papeis ecológicos, como por exemplo, evitar a erosão através de suas raízes, servir de moradia de outras espécies de animais, fornecer alimentos para muitos organismos vivos e melhorar a umidade e a temperatura do ar.

Sob o viés econômico, a árvore também possui muita relevância. É através deste vegetal que obtemos a madeira e a celulose.

A madeira é um material indispensável no ramo da construção, podendo ser utilizada em móveis e casas, por exemplo. A celulose, por sua vez, é fundamental na fabricação de papel.

Os benefícios não param por ai. Existem espécies de árvores que possuem propriedades e compostos utilizados pela indústria farmacêutica para a produção de medicamentos.

As árvores são, na sua essência, fonte de vida e de cura. Nos oferece, gratuitamente, muito do que é necessário para nutrir corpo e alma.

Por isso, nesta importante data nacional, é válido exercitarmos a consciência, lembrando que, além de um dever constitucional, a preservação do meio ambiente – e das árvores, em especial – é uma questão de saúde e necessidade primária.

Ao longo da existência humana na Terra, muito dos recursos naturais foram degradados e perdidos, resultado de ações egoístas e inconsequentes. O descuido ambiental gera impactos irreversíveis, afinal, já conhecemos e lidamos com o aquecimento global, com a poluição e com as alterações dos ciclos naturais da fauna e flora.

Por isso, porque não repensarmos as questões ambientais?

Não é à toa que o dia da árvore é festejado com a chegada na primavera, estampando a gratidão e a preservação como valores a serem reforçados todos os dias do ano.

Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de Goiás

Texto: Soldado Caroline

RELACIONADOS

ACESSO RÁPIDO

Disque Denúncia

BPMAMBIENTAL
CPE Trindade
CPE - Itumbiara
CPE - Rio Verde
GRAER
ROTAM
CAVALARIA
CPE - Aparecida de Goiânia
1º BPMCHOQUE
2º BPMCHOQUE
BPMRURAL
BEPE
CPE - Jataí
Maria da Penha
COD
CPE - Caldas Novas
CPE - Catalão
BOPE
GIRO
CPE Anápolis
CPE - Cidade de Goiás
CPE - Porangatu
Skip to content