Tropas Especializadas da PMGO

Companhia de Policiamento Especializado – CPE Jataí

No ano de 1996, com a necessidade de um policiamento que desse maior sensação de segurança na área central, comercial e bancária do município de Jataí/GO, atendendo a solicitação do comandante da antiga 4ª Companhia Independente de Polícia Militar – 4ª CIPM, hoje 15º Batalhão de Polícia Militar, foi autorizada a criação do Grupo de Operações Especiais – GOE, tendo como primeiro comandante o 2º Tenente David Pires de Souza.

No ano 2000, sob o comando do então 1º Tenente Joneval Gomes de Carvalho Júnior, possuidor do Curso de Operações Especiais, o grupo foi renomeado, passando a se chamar Grupo de Patrulhamento Tático – GPT.

A história do GOE e do GPT foi marcada por uma luta implacável contra a criminalidade, onde seus integrantes dedicaram suas vidas diuturnamente para garantir a segurança da comunidade jataiense.

Com treinamentos constantes os diversos comandantes do GOE e do GPT buscaram cada vez mais a capacitação de seu efetivo, onde foram realizados diversos estágios operacionais, abrangendo amplas áreas de conhecimento, tais como controle de distúrbios civis e operações especiais.

De forma pioneira, no ano de 2009, o GPT entrou para história ao ser comandado por uma oficial, onde a então 1º Tenente Selma Rodrigues Silva quebrou preconceitos e ocupou uma função até então exercida somente por homens.

Em novembro de 2013, convencido da necessidade e da real importância de emprego de um efetivo especializado frente à criminalidade, o comandante do 15º BPM, criou mediante portaria a Companhia de Patrulhamento Tático – CPT, sendo designado para o comando o 2º Tenente Antônio Alves Ferreira Júnior. Começavam assim os preparativos para a criação de uma unidade independente.

Visando aprimorar a capacidade técnica do efetivo, foi feito o planejamento e confecção de um plano de curso, para a aplicação do Curso de Patrulhamento Tático a ser realizado nas dependências do 15º BPM, com o objetivo de capacitar e disseminar a Doutrina de Patrulhamento Tático.

Dado a importância demonstrada e o serviço de excelência que vinha sendo prestado à sociedade jataiense, e ainda, visando estender a área de atuação da agora tropa especializada de fato e de direito, no dia 30 de maio de 2014, através da portaria 5054/2014, editada pelo Excelentíssimo Comandante Geral da PMGO, Coronel Sílvio Benedito Alves, foi criada e instalada a 18ª Companhia Independente de Polícia Militar – 18ª CIPM, sendo transferido para seu quadro todo o efetivo da agora extinta Companhia de Patrulhamento Tático, passando então a denominação para Companhia de Policiamento Especializado – CPE, sendo designado o Capitão PM Silvio Antônio Luciano Júnior para o comando.

Atualmente a 18ª CIPM – Companhia de Policiamento Especializado possui a seguinte estruturação:
1 – Sede Administrativa e Primeiro pelotão / 1º PEL. situados na Rua Capitão Francisco Joaquim Vilela nº 1.321, setor Central na cidade de Jataí – GO;
2 – Segundo Pelotão / 2º PEL destacado na cidade de Mineiros – GO, na Avenida Antônio Carlos Paniago, quadra 121, Setor Pecuária;
3 – Terceiro Pelotão / 3º PEL destacado na cidade de Chapadão do Céu – GO, na Avenida Indaiá Oeste, nº 219, Centro.
O diferencial da tropa da 18ª CIPM/CPE, é o atendimento rápido e eficiente às ocorrências de vulto como roubos a estabelecimentos comerciais e financeiros, combate incessante ao narcotráfico e crime organizado, apoio tático e operacional às equipes do 15º BPM e 7ª CIPM no atendimento de ocorrências de maior complexidade, e ainda a dedicação ao serviço especializado com treinamentos periódicos e aperfeiçoamentos em cursos, estágios e instruções de atualização e manutenção, para poderem prestar um melhor serviço operacional.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content