Tropas Especializadas da PMGO

Companhia de Policiamento Especializado – CPE Aparecida de Goiânia

Em meados de 1999, Aparecida de Goiânia apresentava altos índices de criminalidade, por isso o comando do 8º BPM enviou seis policiais militares para se especializarem no Curso de Intervenções Rápidas Ostensivas (CIRO) e após seu retorno formaram equipes de GPT Motos para atender a área do 8º BPM.

No ano de 2002, o então Major Silvio Benedito Alves criou o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) no 8º BPM, tendo como primeiro comandante o 1º Tenente Petterson Costa, composto por 2 equipes e responsável pela patrulhamento especializado e o atendimento de ocorrências complexas, dano início a uma série de cursos de especialização e ampliação da tropa.

Posteriormente em 2007, o 1º Tenente Daniel Vinicius Toledo, comandante do GPT do 8º BPM, realizou gestões e conseguiu reunir sob seu comando todos os Grupamentos Táticos (GPT’s) do 2º Comando Regional de Polícia Militar, dando origem ao embrião da atual Companhia de Policiamento Especializado (CPE).

No ano de 2012, foi implantada a nomenclatura Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), pertencendo ao 8º BPM, sob o comando do Capitão Allan Pereira Cardoso.

Em 2013, o Capitão Rodrigo de Souza Bispo retorna como comandante da CPT e inicia o 17º Curso de Patrulhamento Tático, que formou em 20 de setembro, vinte novos patrulheiros que reforçaram o efetivo dessa especializada. Em 1º de outubro é publicada a portaria que criou a 43ª Companhia de Patrulhamento Especializado (CPE) e 09 de novembro marca o inicio das obras no local onde seria a nova sede da unidade especializada.

Em 04 de abril de 2014, após conclusão das obras, é inaugurada a nova sede da 43ª CIPM/CPE do 2º CRPM, localizada no Residencial Garavelo.
A 43ª Companhia de Policiamento Especializado (CPE) é a responsável pelo patrulhamento tático motorizado e pela pronta resposta em crimes graves e complexos, ocorrências de vulto e pelo apoio as equipes policiais da área da cidade de Aparecida de Goiânia e demais cidades pertencentes ao 2° Comando Regional de Polícia Militar, desenvolvendo o policiamento com alto nível de resolutividade e profissionalismo, o que garante a redução de crimes e a segurança da população.

Redes Sociais Oficiais