Tropas Especializadas da PMGO

Companhia de Policiamento Especializado -CPE Anápolis

No ano de 1990, com a necessidade de um policiamento que desse maior sensação de segurança na área central, comercial e bancária de Anápolis/GO, foi criado, na Unidade do 4º Batalhão de Polícia Militar – 4º BPM, um grupo denominado de “RONDA BANCÁRIA”, com um efetivo inicial de 08 (oito) policiais militares, ficando estes subordinados à 2ª Companhia Operacional do 4º BPM, sendo que em 1993, referido grupo passou a ser chamado de “ROTAM”, tendo como primeiro Comandante o Tenente PM Edival Soares Batista, em alusão à 1ª Companhia de Rotam do Batalhão de Choque da capital goiana.
Em 1997, com o Tenente PM Marcos Vinícius Pinto Batista, possuidor do Curso de Operações Especiais, no comando, o grupo denominado de ROTAM foi renomeado para Grupo de Operações Especiais – GOE, contando, então, com um efetivo de 12 (doze) policiais militares. Ainda no ano 2000, o Soldado PM Sidney Rodrigues Uessugi foi enviado à Goiânia/GO para realizar o 1º Curso de Patrulhamento Tático – CPT do Estado de Goiás, ministrado pela 1ª Companhia de Rotam no Batalhão de Choque e em 05 de abril daquele ano ele retornou como o primeiro patrulheiro tático a servir no GOE.
Em 2001, visando sempre aprimorar a capacidade técnica do efetivo do GOE, foram enviados mais policiais militares à capital goiana para se especializarem no Curso de Patrulhamento Tático – CPT, quais sejam, o Sargento PM Giuliano Dourado, Soldado PM Odimar Cipione Capucio, Cabo PM Esenhower Santos de Souza e Soldado PM Samuel Rodrigues da Silva, possibilitando, assim, a criação de uma equipe totalmente cursada. Em meados de 2002, o Comandante do 4º BPM incorporou os grupos do GOE e GIRO à 3ª Companhia Operacional e designou para o comando o Capitão PM César Otávio Valente. Assim, passou a ser chamada de Companhia de Operações Especiais – COE, ocupando as instalações na entrada do 3° Comando Regional de Polícia Militar – 3º CRPM.
Em 2003, já sob o Comando do Tenente PM Elói Moreira Farinha, visando uma tropa mais homogênea e com mais preparo técnico profissional, outros policiais militares componentes do GOE foram encaminhados ao Batalhão de Choque e ROTAM na capital goiana, a fim de participarem de Estágios do Curso de Patrulhamento 2 Tático – CPT e do Curso Operacional de ROTAM – COR, respectivamente, passando o GOE a seguir, definitivamente, a Doutrina de Patrulhamento Tático.
Visando atender aos anseios da sociedade Anapolina e em reconhecimento às diversas atuações desta tropa especializada no combate à criminalidade que outrora se expandia gradativamente, após estudos e planejamentos junto aos empresários, autoridades civis e militares, no ano de 2004, foi possível buscar os benefícios para a estruturação das instalações físicas, administrativa e operacional da COE em uma área doada pela Prefeitura Municipal de Anápolis, na Av. A, Quadra 08, Lote 01, Cidade Jardim, passando a ser uma Companhia destacada do 4º BPM. Em 30 de março de 2010, a COE do 4º BPM, conseguiu sua independência passando a ser denominada de Trigésima Primeira Companhia Independente de Polícia Militar – 31ª CIPM. E, como consequência de seu policiamento, foi criada a primeira Companhia de Policiamento Especializado –CPE do Estado de Goiás. Assim, transformou-se o GOE em Grupo de Patrulhamento Tático – GPT, sendo designado o Major PM Jackson Luzo Conceição Araújo para o comando. Sempre visando o crescimento operacional da CPE, em 02 de julho de 2012, na sede da 31ª CIPM / CPE, sob a coordenação do Capitão PM Luciano Souza Magalhães, subcoordenação do Tenente PM Joceli Machado Júnior e monitoria do Subtenente PM Giuliano Dourado e dos Soldados PM Sidney Rodrigues Uessugi e Thiago Francisco Marchetti N. Bandeira foi realizado o 16º Curso de Patrulhamento Tático – CPT, Nível Praça, sendo o primeiro CPT realizado dentro de uma BASE CPE. Assim, em 30 de agosto de 2012, 39 (trinta e nove) praças formaram e se tornaram patrulheiros táticos e, com isso, todo o efetivo da CPE se tornou cursado. A partir daí o policiamento especializado da cidade de Anápolis/GO, bem como as cidades circunvizinhas vive uma constante evolução, se preparando diuturnamente para o combate à criminalidade. Como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela 31ª CIPM – Companhia de Policiamento Especializado, foi aprovado pelo Exmo. Senhor Coronel PM Silvio Vasconcelos Nunes – Comandante Geral da PMGO, a portaria nº 11417, datada de 20 de dezembro de 2018, regulamentando no âmbito da Policia Militar do Estado de Goiás, o Regimento Interno da 31ª CIPM/CPE – Companhia de Policiamento Especializado.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content