Tropas Especializadas da PMGO

Comando de Operações de Divisas – COD

O Comando de Operações de Divisas – COD – foi criado por meio da Portaria nº 1026/2011/SSPJ, instalado e operacionalizado no dia 20 de abril de 2012. O COD é uma tropa especializada que integra o Comando de Policiamento Rodoviário – CPR – com foco nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo nas divisas do Estado de Goiás, combatendo ações criminosas de maior potencial ofensivo como: tráfico de armas, tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho entre outros.

Neste ano de 2020, o COD completou oito anos de efetivo combate à criminalidade, atingindo índices nunca alcançados na apreensão de drogas e armas (tráfico doméstico e internacional), contrabando de agrotóxicos, pneus e de cigarros, descaminhos e contrabandos diversos, combate intensivo à atuação de associações criminosas de roubo a instituições financeiras, dentre várias outras ocorrências como recaptura de foragidos da justiça, recuperação de veículos furtados/roubados, intervenções para estabilização de crises em presídios etc.

Em apenas um ano, o COD já apreendeu mais de 35 toneladas de drogas; recapturou 121 foragidos da justiça; recuperou mais de 290 veículos roubados, apreendeu 174 armas de fogo, apreendeu mais de 11.000,000 carteiras de cigarros, apreendeu 41.700 kg de agrotóxico. Além disso, a tropa do COD recuperou mais de 2 milhões de reais em cargas roubadas; apreendeu mais de 39 milhões e meio de contrabando/descaminho e apreendeu mais de R$ 600.000,00 reais em espécie.
O COD é uma unidade jovem, mas já alcançou grandes feitos, protegendo diuturnamente as divisas do Estado de Goiás.

Redes Sociais Oficiais