[tdc_zone type=”tdc_content”][vc_row][vc_column][tdb_breadcrumbs tdicon=”td-icon-right” show_home=”yes” text_color=”#00a65b” link_h_color=”#00a65b” icon_color=”#00a65b”][tdb_title f_title_font_transform=”uppercase”][vc_single_image media_size_image_height=”419″ media_size_image_width=”800″ height=”600″ image=”22774″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][td_block_text_with_title]
No ano de 1989, após o incidente ocorrido na cidade de Goiânia-GO envolvendo o sequestro do menor Said Agel, filho de um empresário goiano, a Polícia Militar do Estado de Goiás vislumbrou a necessidade de implementar uma Unidade de Resposta Especial paras a intervenções em eventos críticos que envolvessem reféns.
Dessa demanda surgiu à estrutura em 24 de agosto de 1989, onde decide o Comando da Corporação pela criação de uma Unidade especializada, para emprego em Missões Especiais, denominada 3ª CIPM/CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais) na seguinte composição: Estado Maior, (1° Cia de ROTAM Rondas Táticas Metropolitanas), 2ª Companhia de Operações Especiais que contavam com os seguintes grupamentos: Grupo Anti-Seqüestro – GAS e Serviço Aéreo Policial Militar – SAPM e a última subunidade, a 3ª Companhia de Choque que contava com um pelotão de choque e um pelotão do canil.
O Decreto Estadual nº 3.483, de 3 de julho de 1990 criou o novo Quadro de Organização e Distribuição de Efetivo da Polícia Militar, a 3ª CIPM/CIOE foi extinta e transformada em Batalhão de Polícia Militar de Choque, mudando a denominação de Grupo Anti Sequestro – GAS para 2ªCia / Companhia de Operações Especiais – COE, sem a presença do Serviço Aéreo Policial, atuando especificamente nas ações de Operações Especiais.
Já no ano de 1998 a Unidade passou a chamar Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE. (2ª CIA/BPMChoque), e em 2004 a Unidade voltou a chamar Companhia de Operações Especiais – COE (2ª CIA/BPMChoque).
Com a criação do Comando de Missões Especiais em 2012, a 2ª CIA/BPMChoque tornou-se Companhia Independente de Operações Especiais, mudando suas instalações para o antigo rancho do 1º BPM.
E no dia 04 de dezembro de 2014, através da Portaria nº 005981, Excelentíssimo Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel PM Silvio Benedito Alves, Transformou a 1ª Companhia Independente de Operações Especiais no atual Batalhão de Operações Especiais – BOPE data em que se comemora o aniversário do Bope.
[/td_block_text_with_title][/vc_column][vc_column width=”1/3″][td_block_social_counter instagram=”bopepmgo.oficial” custom_title=”REDES SOCAIS” style=”style8 td-social-boxed td-social-font-icons”][td_block_text_with_title custom_title=”LOCALIZAÇÃO”]
[/td_block_text_with_title][/vc_column][/vc_row][/tdc_zone]