1. Início
  2.  | CP CHOQUE

Tropas Especializadas da PMGO

Companhia de Policiamento de CHOQUE – CP CHOQUE

Fundada em 22 de outubro de 2008, a Companhia de Policiamento de Choque – CP CHOQUE é uma das tropas de elite da PMGO, subordinada ao Comando de Missões Especiais –CME, que atende todos os municípios que compõem o Entorno do Distrito Federal, bem como as cidades localizados na região nordeste do Estado de Goiás.

Sua base está instalada na Cidade de Valparaiso de Goiás, a cerca de 180 Km da Capital do Estado.

A CPCHOQUE tem como base histórica os Grupamentos da Polícia Militar que foram criados no Entorno do Distrito Federal, para desempenhar missões táticas, e atender ocorrências de alta complexidade, bastante recorrentes na região.

• COE – 10º BPM – Luziânia – 1996;
• GPT – Nas OPMs do Entorno – 2001;
• Força Tática do 5º CRPM – Valparaíso – 2006

Sua circunscrição está alinhada com a divisão de 04 grandes Comandos Regionais (5º, 11º, 17º e 13º CRPMs), atendendo de forma direta 35 municípios que compõem esse conjunto, podendo ainda, de acordo com o seu Regimento Interno, ser empregada em missões específicas em outros locais do território goiano.

A CPChoque, Força reserva, é a última resposta do Comando da PMGO para situações que extrapolam a capacidade de ação do Policiamento Ordinário.

Tem como missão primordial as ações de operações de choque, e como missão secundária, não menos importante, o patrulhamento tático, nas áreas com maior incidência criminal. Portanto, as ações específicas que devem ser desenvolvidas pela CPCHOQUE são aquelas que resultam em conflitos urbanos e rurais, exigindo um controle de distúrbios civis, as ações de revista (preventivo) e controle de motins (repressivo) em estabelecimentos prisionais, as reintegrações de posse, ações especificas em praças desportivas e também nos grandes eventos artísticos.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content