Tropas Especializadas da PMGO

Batalhão de Polícia Militar de Trânsito – BPMTRAN

O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito – BPMTRAN foi criado em 29 de junho de 1990, por meio da Portaria nº 357–PM/022-PM/1, assinada pelo Sr. Cel PM Cícero de Camargo Prado – Comandante Geral à época. Na Assembléia Constituinte Estadual decidiu-se que a Polícia Militar teria obrigatoriamente uma Unidade especializada em Policiamento de Trânsito. Com sua promulgação, anos depois da Carta Magna da República, a Constituição Goiana provocou uma corrida política e administrativa para a criação do Batalhão de Trânsito.

Graças ao civismo de Antônio de Moura Pacheco, pioneiro fazendeiro de Goiás, por essas bandas às margens do Rio Meia-Ponte e Ribeirão João Leite, a Polícia conseguiu uma gleba de terras doada ao Estado justamente com o encargo de que fosse construída obra relacionada à educação de trânsito. Com a força e suor de nossos policiais e prestimosa colaboração financeira do DETRAN, tornou-se realidade o quartel do BPMTRAN. Seu primeiro Comandante foi o Tenente Coronel José Ribeiro da Silva que iniciou seu comando em 24/07/1990. Desta data até hoje passou-se praticamente 30 (trinta) anos e tal Unidade já está no seu 21º (vigésimo primeiro) Comandante, Tenente Coronel Henrique Stefli de Souza.

Unidade especializada que integra o 1º Comando Regional da Polícia Militar – 1º CRPM/CPC, neste ano completará 30 anos de prestação de serviço à sociedade. Atualmente é responsável pelo atendimento ao registro dos acidentes de trânsito com vítima na Capital, atuando ainda na fiscalização de trânsito por meio de Bloqueio Policial e simultaneamente combate à criminalidade realizando busca pessoal e/ou veicular na qual retira de circulação drogas, armas e foragidos da justiça.

Esta Unidade constantemente submete seu efetivo a cursos de especialização tais como: Treinamento Operacional Motociclístico e o Curso de Atualização Operacional em Trânsito – CAOT.

Também realiza a “Balada Responsável” juntamente com o DETRAN buscando coibir o condutor embriagado, desta forma contribuindo para a diminuição dos acidentes com vítimas em Goiânia e nos municípios mais populosos do Estado de Goiás. Tal parceria já transcende a uma década.

Esta Unidade está situada na Rua da Concórdia, Quadra 45, Lotes de 01 ao 45 – Setor Santa Genoveva e conta com o efetivo de 79 (setenta e nove) Policiais Militares, 16 (dezesseis) viaturas, 04 (quatro) vans, 10 (dez) motocicletas, 05 (cinco) guinchos, 11 (onze) aparelhos de etilômetros.

O Batalhão de Trânsito no ano de 2019 produziu os seguintes resultados operacionais: 6.909 (seis mil, novecentos e nove) autuações por embriaguêz ao volante, 279 (duzentos e setenta e nove) foragidos da justiça recapturados, 1.998 (mil, novecentos, noventa e oito) atendimentos à ocorrências de acidente de trânsito com vítimas, 67 (sessenta e sete) acidentes de trânsito com vítima fatal e 70.082 (setenta mil e oitenta e dois) aplicação de testes do etilômetro.

Redes Sociais Oficiais