Tropas Especializadas da PMGO

BPM CHOQUE

Na década de 80, a Companhia destacada de Controle de Distúrbios Civis, pertencente ao 1º BPM-CPChoque, era composta por cerca de 40 policiais militares, distribuídos em dois pelotões: de Choque e de Canil. Passava então a ser agregada ao efetivo da Equipe de Pronta Reação – EPR do Comando de Policiamento da Capital, denominando-se Companhia de Operações Especiais – COE.

Dessa estrutura, em 30 de agosto de 1989, decide o Comando da Corporação pela criação de uma Unidade Especializada para emprego em missões especiais, denominada 3º CIPM/CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais) com a seguinte composição:

1º Pelotão: ROTAM Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, que em 06 de junho de 2002 tornou-se independente;

2º Pelotão: GAS (Grupo Antissequestro), que em 27 de dezembro de 2011 tornou-se independente – COE;

3º Pelotão CANIL, que em 26 de março de 2020 tornou-se independente;

4º Pelotão SAPM (Serviço Aéreo Policial Militar), que em 08 de setembro de 1998 tornou-se independente – GRAER;

Posteriormente, em 17 de outubro de 1990, a partir da estrutura já existente da extinta CIOE, foi ativado o Batalhão de Polícia Militar de Choque. Em 1998 foi criado o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), que em 23 de novembro de 2010 tornou-se independente.

O Batalhão de Polícia Militar de Choque, atualmente constitui-se na reserva tática do Comando Geral da Polícia Militar, pertencente ao CME (Comando de Missões Especiais. Preparado para eventos de natureza crítica, figurando entre as Unidades Operacionais da Policia Militar mais eficientes do País.

Hoje, o BPMCHOQUE conta com 142 valorosos Policiais Militares, treinados e capacitados para atuar em missões como:

  • Controle de Distúrbios Civis – CDC;
  • Reintegração de Posse;
  • Rebeliões em Presidio;
  • Policiamentos em Praça Desportiva e grandes eventos em todo o Estado.

O BPMCHOQUE ainda realiza, de forma secundária, o patrulhamento tático especializado em recobrimento a malha protetora das unidades policiais militares de área.

Por este motivo, o Batalhão de Polícia Militar de Choque – BPMCHOQUE é o berço das Unidades Especializadas da Polícia Militar do Estado de Goiás.

PELA PAZ E PELA ORDEM CHOQUE!!!

Redes Sociais Oficiais

Skip to content