Tropas Especializadas da PMGO

Batalhão Rural

O Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás foi criado através da Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade é a execução do policiamento rural no estado de Goiás.

A unidade especializada foi inaugurada em 22/07/2019, e com isso potencializou as ações operacionais rurais no estado, trabalho feito em parceria com a Faeg, Fundepec, sindicatos rurais e produtores. Essas entidades também foram responsáveis pela reforma do espaço, que abriga o Centro de Comando e Controle Rural.
Para a implantação do Batalhão e do Centro de Comando e Controle, o Governo de Goiás contou com diversas parcerias. Entre elas está o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec) que disponibilizou R$ 250 mil para a reforma e organizaram a compra e doação de equipamentos à Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). Em discurso na solenidade de inauguração, o presidente do Fundepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, afirmou que não poderia deixar de participar desse projeto. “Não poderíamos ficar de fora de auxiliar, e acreditamos que não vai ficar por aqui.”

Para a reforma do prédio, também houve outra doação: a mão de obra dos policiais militares, que dedicaram momentos de folga para a execução dos reparos. “Foi uma obra muito bem feita pelos próprios policiais em seus momentos de folga. Não foi gasto um tostão com mão de obra. Isso aqui foi levantado com a força, a técnica e o suor dos nossos policiais militares que abriram mão de suas folgas para poder concretizar esse espaço”, informou Rodney Miranda, Secretário de Segurança Publica de Goiás, em seu discurso de inauguração do prédio.

Com essa unidade especializada o agronegócio goiano e o produtor rural terá tranquilidade e serenidade de que, se houver algo na sua propriedade, a resposta será rápida através do Programa Patrulha Rural Georreferenciada que é uma das metodologias utilizada pela unidade para minimizar o tempo resposta das equipes em campo e trabalhar com um policiamento de proximidade com os moradores das zonas rurais para estreitar o vínculo de confiança e buscar efetividade das ações de prevenção criminal primária.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content