Como uma forma de manutenção da política de prevenção ao uso, e, principalmente ao tráfico de drogas, sempre focada na segurança de todos os goianos, a Polícia Militar de Goiás dispõe os índices referentes às apreensões de entorpecentes em todo o estado.
O consumo de drogas é um dos maiores problemas do Brasil e do mundo, já que alimenta o grande comércio ilícito de entorpecentes.
As consequências desse consumo refletem na saúde pública pública, na economia, e, principalmente, na segurança, já que alimentar esse comércio, é também, impulsionar um ciclo motivador da criminalidade, pois muitos crimes estão interligados ao tráfico de drogas.
Por isso, no período 2019/2020, a PMGO apreendeu inacreditáveis 76.663 quilos de maconha; 5.144 quilos de cocaína e 147.849 comprimidos de ecstasy.
Os trabalhos desenvolvidos pelo Comando da Polícia Militar neste período, foram intensos, pois trata-se de um crime que usa de diversos “modus operandi” para tentar ludibriar o policiamento, sendo necessário o uso de estratégias e de inteligência policial, para combater essa modalidade criminosa.
Por isso, as arrojadas ações desenvolvidas para o enfrentamento do tráfico de drogas, e, do consumo, contam com um foco na apreensão da maior quantidade de drogas possível, desfazimento de laboratórios e prisões dos grandes e pequenos traficantes, desarticulando a estrutura econômica das facções criminosas, e, consequentemente enfraquecendo as atividades do tráfico no estado de Goiás.
Sabe-se que o tráfico de drogas é um dos maiores vilões da sociedade, pois contribui para a destruição da estrutura familiar, ainda mais com o advento e popularização do crack – subproduto da cocaína – que surgiu como um tipo de entorpecente barato e de fácil acesso. O crack alastrou ainda mais os impactos do tráfico e do consumo, já que possui um alto poder de causar dependência, e, consequentemente o aumento desproporcional da agressividade e da violência doméstica e pública.
As drogas, quando inseridas no dia a dia de uma sociedade, atingem vários bens jurídicos tutelados, onde os mais recorrentes são a vida e o patrimônio.
Enquanto instituição atuante nessa verdadeira guerra da vida real, a PMGO continuará trabalhando de forma incansável, para superar as metas de apreensões a cada ano, em parceria e de forma integrada com outras forças policiais, a fim de alcançar o objetivo maior de preservar vidas e garantir ao cidadão de bem tranquilidade. Essa é a nossa missão, Proteger e Servir.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!