Apreensão de armas de fogo em Goiás, realizadas pela PMGO

Inacreditáveis 4.087 armas de fogo, de vários tipos, foram apreendidas pela Polícia Militar do estado de Goiás neste ano, até o presente momento.

Não há como calcular, precisamente, a importância destas apreensões para a segurança pública.

A retirada de armas, dos mais diversos calibres e modelos, do mundo do crime causa um prejuízo irreversível para os criminosos e suas associações, já que impede a consumações de vários delitos, cometidos através do uso da arma como instrumento.

Além disso, com esta apreensão expressiva, a PMGO contempla a subjetividade do Estatuto do Desarmamento.

A Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento, sugere uma série de regras, além da definição dos responsáveis para o controle do ciclo de vida da arma (fabricação, comercialização, registro e destruição).

Ela também proíbe o porte de arma em muitos casos, estabelecendo critérios mais rigorosos para o acesso a armas, o que contribui decisivamente para a prevenção de crimes.

As armas apreendidas pela Policia Militar, considerando a quantidade expressiva, torna-se um dos principais mecanismos desta atuação preventiva.

Desta razão, divulgamos mais este balanço positivo que, unindo aos demais já publicados no Instagram e no site oficial da PMGO, demonstram que a atuação das equipes operacionais acontecem de forma completa e, antes mesmo do término de 2020, entrega saldos recordes.

Garantir a segurança é um trabalho complexo. A retirada das armas ilícitas rompe, definitivamente, a estrutura da organização do crime, porque rompe com a coerência do “modus operandi” da maioria dos casos e reduz a periculosidade dos criminosos que contam com esse artifício para coagir, ameaçar gravemente e/ou matar.