1. Início
  2.  | Acessibilidade

Acessibilidade

Última atualização em  06/08/2020

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. O atual modelo de identidade digital possui, na parte superior do site, uma barra de acessibilidade onde estão os atalhos de navegação padronizados e a função para alterar o contraste.

Acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação e da comunicação, inclusive dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, bem como de outros serviços e instalações. Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a acessibilidade possibilita uma vida independente e com participação plena em todos os seus aspectos; e para todas as pessoas, em diferentes contextos, pode proporcionar maior conforto, facilidade de uso, rapidez, satisfação, segurança e eficiência. (W3C Brasil).

Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não. Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).

A acessibilidade desenvolvida no site da Polícia Militar do Estado de Goiás, tem como objetivo auxiliar usuários portadores de necessidades especiais oferencendo recursos sistêmicos alternativos para facilitar o acesso à plataforma web. De acordo com determinações legais, a Polícia Militar do Estado de Goiás, faz uso das melhores práticas de acessibilidade para facilitar o acesso ao conteúdo e serviços em seu portal.

Além disso, há alguns atalhos que podem ser utilizados pelos usuários de modo a facilitar a navegação pelo Sítio. Com essas funcionalidades, os usuários podem utilizar o sítio eletrônico com mais facilidade.

Atalhos de acessibilidade

Atalho = Função
ALT + 1 = Redireciona o usuário para a página de acessibilidade
ALT + 2 = Redireciona o usuário para a página inicial
ALT + 3 = Aplica ou retira o alto contraste
ALT + 4 = Diminui fonte
ALT + 5 = Aumenta fonte

Suporte para Libras

Usuários que preferirem o conteúdo do portal traduzido para libras, podem fazer uso do aplicativo Vlibras, disponível gratuitamente na lateral de cada página, incluíndo esta.

Tamanho da letra

A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e a mesma pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

Aumentar letra:
“ctrl +” no Windows ou “cmd +” no Mac OS

Diminuir letra:
“ctrl -” no Windows ou “cmd -” no Mac OS

Tamanho original:
“ctrl 0(zero)” no Windows ou “cmd 0(zero)” no Mac OS

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada.

Leis e decretos sobre acessibilidade

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004
Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009

Acessibilidade no Governo

Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade

Skip to content