PMGO

Academia de Polícia Militar

A Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás foi fundada em 11 de junho de 1940 com o nome de Departamento de Instrução Militar (DIM), com objetivo inicial de formar soldados, sendo seu primeiro comandante o Major PM Cícero Bueno Brandão.

Em 1952 iniciou o primeiro Curso de Formação de Oficiais, no entanto, no período compreendido entre 1955 e 1965, os Oficiais da corporação passaram a ser formados em outros Estados da Federação, ficando a APM responsável apenas pelos cursos de Aperfeiçoamento e Formação de Graduados e o de formação de soldados. O Curso de Formação de Oficiais voltou a ser ministrado regularmente pela APM no ano de 1966, sendo assim até os dias atuais.

No ano de 1971, esta unidade escola passou a ser denominada “Centro de Formação e Aperfeiçoamento” por força do Decreto nº 145 de 11 junho, e somente em 14 de março de 1985 que esta Unidade Escola passou a ser denominada de Academia da Polícia Militar, quando o Curso de Formação de Oficiais passa a ser reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura como um curso de nível superior.

Desde o ano de 2010 a Academia da Polícia Militar é sede do Comando da Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás e tem como objetivo principal o planejamento, a coordenação, a execução, a fiscalização e o controle de todas as atividades de ensino, instrução, formação, aperfeiçoamento, pesquisa, especialização e extensão de Oficiais e Praças da Polícia Militar, não só de nosso Estado, como de outras Unidades da Federação.

A Academia da Polícia Militar no ano de 2020, em que completa 80 anos, recebeu toponímia própria, sendo batizada de “Academia Conde dos Arcos”, conforme a Portaria nº 13.144 de 28 de abril de 2020.
A toponímia faz homenagem a Dom Marcos José de Noronha e Brito, o 6º Conde dos Arcos, que foi o primeiro Governador da então emancipada Capitania de Goiás, no período de 8 de novembro de 1749 a 31 de agosto de 1755, sendo o responsável pela instituição das primeiras medidas para a consolidação da educação em nosso estado, criando escolas e bibliotecas, bem como traçou as primeiras orientações que nortearam a fundação da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de Goiás.

Redes Sociais Oficiais

Skip to content