É chegada a virada de ano e a Polícia Militar de Goiás traz alguns pontos que precisam ser reforçados, já que saúde e segurança andam juntas.
A pandemia não vai acabar na virada do ano. A COVID-19 já fez milhões de vítimas ao redor do mundo e enquanto não recebermos a vacina, os cuidados deverão ser os mesmos e, nesta época, redobrados.
A boa notícia é que já vislumbramos possibilidades de imunização e as expectativas de estarmos seguros em breve são altas.
Pausar a pandemia para poder aproveitar o fim de ano em segurança é impossível, mas há algumas formas de minimizar riscos e zelar da coletividade, com muita responsabilidade social e paciência.
Por isso, a PMGO, visando o bem estar de todos e o início de ano com regressão dos índices de contágio, elencou, a seguir, dicas que ajudarão você durante as confraternizações, festas e viagens de réveillon, tendo os protocolos sanitários elaborados pelos órgãos da saúde como guia.
Atente-se, de forma especial, os cuidados adotados duas semanas antes da confraternização/viagem e se isole o máximo que conseguir. Isso preservará melhor o seu risco de contágio e, possivelmente, você chegará no encontro sem a possibilidade de ser um transmissor.
Para melhorar ainda mais as chances, faça o teste RT-PCR dias antes da confraternização. Com a confirmação de todos, ou da maioria dos presentes, a certeza de saúde preservada aumenta.
Promova o encontro com o menor número de pessoas possível. Opte por um local aberto, bem arejados e que possibilite uma distância confortável entre as pessoas presentes.
A opção mais segura é fazer as refeições apenas com as pessoas do seu convívio diário, como os moradores da mesma casa. Se possível, use a tecnologia a seu favor. Caso o número de convidados seja restringido ao máximo, outros amigos e familiares poderão participar através de uma chamada em vídeo, por exemplo.
Ainda é tempo de evitar abraços e beijos. Por isso, cumprimente as pessoas de longe, sem contato físico.
Não desobedeça um dos principais protocolos adotados na pandemia: o uso da máscara! Assim, ao sair, escolha bem sua máscara, certificando de que o material de fabricação é funcional e seguro e retire o objeto apenas para comer.
Lembre-se de que a distância de segurança é de um metro e meio. É importante distribuir os assentos e se posicionar respeitando essa distância.
Cuidado com a bebida alcoólica. Ela faz com que as pessoas se distraiam dos cuidados e dos detalhes.
Deixe o som, se houver, em volume reduzido, para que as pessoas não falem alto e, com isso, possam expelir mais saliva que o normal.
Poupe os idosos. Por serem um grupo extremamente vulnerável, não é ideal encontra-los. Atente-se também às pessoas pertencentes ao grupo de risco, independente da idade.
Não se esqueça do álcool em gel! Leve sempre um frasco individual consigo para atualizar a sua higienização. Caso seja o anfitrião, ofereça produtos de higiene eficazes, distribuindo-os de forma estratégica.
Priorize uma maneira individual de alimentação, descartando a oferta de alimentos em forma de buffet. Assim, as pessoas não tocarão em objetos de uso comum e não falarão sobre a comida.
Infelizmente não será possível ter uma confraternização de ano novo como antes. Mas não podemos esmorecer! A saúde a vida devem ser as nossas prioridades neste momento.
Por isso, se preferir, diga não às festas e reforce a coerência de todo o sacrifício que fizemos até aqui.
Poderemos, doravante, comemorar nossas datas como de costume. Quem sabe em 2021, com o alívio de ter vencido dias difíceis e com a certeza de um mundo saudável e fora de risco.
A Polícia Militar deseja a todos um feliz e seguro ano novo!
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!