Instituído no Brasil pela Portaria nº 650 do Comandante do Exército, em 2016, o Dia da Família Militar também faz parte do calendário oficial de Goiás.
O dia 18 de setembro foi escolhido em homenagem a Rosa Maria Paulina da Fonseca, patronesse da família militar que, nascida neste dia, no estado de Alagoas, foi casada com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca. Dessa união, nasceram 10 filhos, dos quais 8 eram homens e 7 deles se dedicaram à carreira militar.
Seis filhos do casal foram enviados para a Guerra do Paraguai, o maior conflito internacional ocorrido na América do Sul, tendo retornado vivos apenas três deles, com destaque na política e na administração pública brasileiras: o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca foi uma das figuras centrais da Proclamação da República e o primeiro Presidente do Brasil; e o General de Brigada, médico João Severiano da Fonseca, foi Patrono do Serviço de Saúde do Exército.
No registro, a Soldado Stefhany, que compõe os quadros da PMDF, seguindo os passos de seu pai, o 2º Sargento PMGO Inácio, que sempre acreditou e apoiou os sonhos da filha: força, honra e resiliência a todas as famílias militares brasileiras!
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!