A região noroeste da capital goiana teve uma significativa redução nos índices de criminalidade, fruto do trabalho realizado pelo 13º Batalhão, especialmente no primeiro semestre deste ano.
Nestes primeiros seis meses de 2021 os policiais militares do 13º BPM trabalharam incansavelmente para consolidar bons números referentes às ações de segurança desenvolvidas na região.
Deste modo, 446 flagrantes foram realizados e 94 termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados.
Cerca de 1,2 toneladas de drogas foram apreendidas e 32 armas de fogo foram localizadas e retiradas de circulação naquela região.
Ainda, 21 veículos roubados e furtados foram recuperados. Dos 4.898 veículos abordados 162 foram apreendidos e dentre as quase 15 mil pessoas abordadas, 72 foragidos do sistema prisional foram recapturados.
Durante os primeiros 185 dias do ano, as equipes do 13º BPM realizaram patrulhamentos específicos mais de quatro mil vezes e pontos de estacionamentos mais de seis mil vezes.
Além de combater o tráfico de drogas por meio da apreensão dos ilícitos, 169 suspeitos de tráfico foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia.
A referida unidade encerrou o 1º semestre de 2021 com a estatística criminal reduzida de maneira drástica. O foco do 13º BPM neste primeiro período do ano foi desarticular o crime organizado na região noroeste.
Assim, os policiais, ao potencializarem o ritmo de trabalho, conseguiram enfraquecer as principais ações criminosas que ocorriam nos 149 bairros que compõem a área. Além disso, estima-se que o prejuízo causado às facções criminosas foi na casa dos milhões.
A redução foi de 58,33% dos roubos à veículos; 17,86% dos roubos à comércio e 43,57% dos roubos à transeuntes.
Várias operações foram articuladas estrategicamente neste período, entre elas: Operação Combate Velado, Operação Bairro Seguro e Operação Comércio Seguro.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!
Fonte: 13º BPM