HOME SALA DE IMPRENSA FÓRUM CADASTRAR LOGAR
                  Denúncia Ambiental: 0800-622121
                                 
Buscar por          
Acontece agora: Governo ajuda família de goiana morta no Suriname   Marconi solicita novo traçado da BR-153O governador   Goianos dizem não à unificação do ICMS em Brasília   Dengue: a epidemia de novo   Empresas de telefonia celular, cartão de crédito e bancos lideram queixas nos Procons   Campanhas recolhem doações para vítimas das chuvas no Rio   Risco de racionamento de energia faz Dilma convocar setor elétrico   Ideb precisa ser aperfeiçoado, diz MEC   Sobram cada vez mais vagas nas empresas   Condutor que trafegar pela 3ª faixa da Rua 10 será multado   
Convocação de candidatos - SIMVE / Teste de Aptidão Fisica - TAF
A Comissão Multiprofissional (Seleção do SIMVE) convoca os candidatos ao SIMVE para o Teste de Aptidão...
Quadro de Acesso das Praças para 28 de julho de 2013
Comissão de Promoção de Praças divulga os quadros de acesso por Antiguidade e Merecimento referente às promoç...
BPMTRAN orienta sobre a fiscalização dos mototaxistas e motofretistas
PM reforçará policiamento no Complexo Prisional
Ministério Público vai apurar falta de médicos nos Cais de Goiânia

Informativos Online
Banda de Música
Dicas de Segurança
Fatos e Fotos
Hino da PMEGO / Downloads
Notícias Anteriores
Papéis de Parede SEGPLAN - PAI GOIÁS
Video Foto

Institucional
Almanaque
APM Biblioteca
APM Revista
Blog do Comandante Geral
Cursos - Concursos - Promoções
Histórico
Junta Médica
Legislação
Missão e Visão
Museu
Telefones úteis da PMGO

Outros Sites
Blogs
Bombeiros
Contracheques
Defensoria Pública
Detran
Governo de Goiás
Guia IPASGO
Links Governamentais
Polícia Civil
Secretaria de Segurança
Senasp

Matéria acessada: 1493
A falácia da extinção da Polícia Militar - Postado por: Ariel Anselmo de Oliveira - 31/07/2012



31 jul 2012 | Categoria: Militarismo, Opinião, Polícia Militar | Autor: Danillo Ferreira


Quem se inicia na leitura de Filosofia logo é orientado a detectar uma falácia quando estiver diante de uma: raciocínios que, embora pareçam válidos, possuem inconsistências lógicas entre premissas e conclusão, tornando-a falsa. Um tipo comum de falácia é a conhecida como “non causa pro causa“, ou, em bom português, falácia da falsa causa. Diz o estudioso de lógica Irving Copi: “a fálacia da falsa causa indica o erro de tomar como causa de um efeito algo que não é sua causa real”. Para Copi, “o mero fato de coincidência ou sucessão temporal não basta para estabelecer qualquer relação causal”.

Invocamos esta peculiaridade lógica em virtude da última moda entre nossos intelectuais de esquerda: pedir o fim das polícias militares brasileiras. Para eles, a natureza militar das corporações que realizam policiamento ostensivo no Brasil (nossas PM’s) é fator causal dos abusos aos Direitos Humanos cometidos por policiais. No Brasil em que vivem nossos pensadores, policiais civis não torturam ou matam presos, guardas municipais não agridem jovens, agentes penitenciários não cometem abusos.

Naturalmente, não se pode reduzir o problema a uma defesa corporativista, o que parece ser a intenção de muitos desses defensores de uma “desmilitarização” das PM’s. Ao contrário, estamos sugerindo uma ampliação do foco, que vai além do ressentimento ideológico de alguns. Mesmo porque, os maiores interessados na mudança do atual modelo de polícia são os próprios policiais, que já não compreendem muito bem certas normas e regulamentosque, embora tenham alguma utilidade nas Forças Armadas, são contraproducentes e inadequados à realidade das Polícias Militares.

O professor Vladimir Safatle afirmou recentemente em artigo à Folha de São Paulo o seguinte:
No resto do mundo, uma polícia militar é, normalmente, a corporação que exerce a função de polícia no interior das Forças Armadas. Nesse sentido, seu espaço de ação costuma restringir-se às instalações militares, aos prédios públicos e aos seus membros.

Apenas em situações de guerra e exceção, a Polícia Militar pode ampliar o escopo de sua atuação para fora dos quartéis e da segurança de prédios públicos.
No Brasil, principalmente depois da ditadura militar, a Polícia Militar paulatinamente consolidou sua posição de responsável pela completa extensão do policiamento urbano. Com isso, as portas estavam abertas para impor, à política de segurança interna, uma lógica militar.

Talvez por não ter se dado ao trabalho de fazer as contas, deixou de ver que na maior parte do mundo civilizado, onde os índices de homicídio possuem níveis toleráveis, as polícias possuem tradição militar: estética e simbólica. Sem falar que o Brasil ainda possui suas polícias militares federais – a Polícia do Exército é um exemplo.
Não há dúvida que as polícias militares estaduais precisam de reformas: é preciso caminhar em direção à desvinculação das Forças Armadas, ao ciclo completo entre outros tantos fatores. Porém, precisamos indagar simultaneamente o quanto o termo “militar”, com suas implicações estéticas e simbólicas, é associado a certa nostalgia por alguns dos nossos pensadores. Se não refletirmos sobre isto, talvez confundamos o ressentimento contra algumas instituições com algumas práticas que repudiamos, presentes em várias instâncias do Estado brasileiro. Uma coisa é pôr fim em nosso ímpeto ideológico, outra é diminuir abusos de agentes públicos contra os Direitos Humanos.
 
PS: Este post é ilustrado por uma foto da Gendarmerie, Polícia Militar francesa.


Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com


http://abordagempolicial.com/2012/07/a-falacia-da-extincao-da-policia-militar/



Ainda ninguem comentou. Seja o primeiro!
Para comentar matérias é necessário estar logado. Caso você não esteja:
CLIQUE AQUI, e participe do nosso Portal.

Outras Matérias
Afinal, o militar cumprimenta ou não o civil através da continência?
O latim: esplendor e sepultura
A Polícia Militar é superior, senhor Elias
A negociação como ferramenta a ser utilizada para o bom atendimento ao cidadão
Policiamento Ostensivo não é missão constitucional da Polícia Militar
Aspectos comportamentais da atividade PM na guarda externa de presídios, condições do
A falácia da extinção da Polícia Militar
A força da ROTAM não está no poder de fogo de suas armas
CRIME SEM CASTIGO – A impunidade impulsiona a violência
A obrigatoriedade do quociente eleitoral...
Os verdadeiros Super-Heróis
CULTURA DE PAZ, MORALIDADE E VIRTUDES CÍVICAS
MENSALÃO , O GOLPE DO SÉCULO.............
Diário da Manhã: FALTOU COMBINAR COM OS RUSSOS
Não estranhe se a Polícia Militar bater a sua porta
Um ano de desafios e conquistas
A lei de incentivo ao tráfico de drogas
O papel da sociedade na segurança pública
A polícia indefesa
A “Suposta Troca de Tiros”
Agindo como onças
A polícia avança
ROTAM - Histórico, Adequação, Atualização e Evolução
Doutor é quem faz doutorado
Formas de tratamento nas graduações
A escola como espaço social
A culpa é sempre das vítimas
Verdadeiros Heróis (Pedro Bittar)
Os Homicídios em Aparecida de Goiânia
Abordagem Policial e sua incompreensão